Suzy Lee

Imagem: http://revistacrescer.globo.com/

Com mais de 25 mil exemplares vendidos em todo o Brasil, Suzy Lee é uma das mais proeminentes artistas coreanas da literatura contemporânea.

Autora, escritora e ilustradora. Todos estes vocativos poderiam definir Suzy Lee, artista sul coreana que representa um dos nomes mais consagrados no meio literário contemporâneo no gênero de livros-imagem, possuindo 5 de suas obras lançadas no Brasil pela Cosac NaifyOnda, Sombra, Espelho, A Trilogia da margem e Abra este pequeno livro.

Os livros-imagem diferentemente dos livros-palavra, trazem ilustrações como a principal porta voz de sua narrativa, impulsionando uma leitura de múltiplos significados aos leitores, onde elementos como a cor, o traço, a técnica e a espacialidade ganham protagonismo.

O gênero predominante na produção artística de Suzy Lee, já resultou na publicação de mais de 14 obras em diversos países do mundo, sendo adotado inclusive em escolas, como é o caso brasileiro. O livro Onda, premiado pelo New York Times como o Melhor Livro Ilustrado para crianças e que recebeu uma medalha de ouro pela Sociedade de Ilustradores Americanos, está entre as recomendações do Plano Nacional da Leitura no Brasil e  relata a história do primeiro encontro de uma menina com o mar, aliando capacidades reflexivas do mundo real e imaginário.

A relação de Suzy Lee com o Brasil não para por aí. Em 2010, com a escolha da Coreia do Sul para ser homenageada pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil, a artista este presente na ocasião, onde teve a oportunidade de conhecer o trabalho realizado por ilustradores, educadores, bibliotecários com base em suas obras. A visita e as conferências realizadas, renderam a elaboração de um ensaio crítico “A trilogia da margem: o livro-imagem segundo Suzy Lee”,  que aborda o processo criativo de três de suas obras (Onda, Sombra e Espelho) e conta com a colaboração de crianças brasileiras.

Conheça mais do trabalho de Suzy Lee AQUI!

Fontes: Suzy Lee | Cosac Naify | Estadão

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *