tax free

Imagem: english.visitkorea.or.kr

Tax Free, traduzido, significa livre de taxas. Na Coreia do Sul, o Tax Free incide sobre o imposto chamado VAT. Veja como aproveitar as vantagens de receber uma parte do pagamento de suas compras de volta.

Quando um turista realiza uma compra, ele acaba pagando vários impostos. Estes impostos variam em cada país, mas normalmente ficam entre 10% a 20% do valor da compra.

O sistema de Tax Free na Coreia do Sul pode ser dividido em “Duty Free” e “Tax Refund“. Nas lojas Duty Free, não é aplicado qualquer imposto sobre o preço dos itens, incluindo o Imposto sobre o Valor Acrescentado (VAT) e o Imposto sobre o Consumo Individual. E são geralmente operadas por grandes cadeias de lojas de departamentos, incluindo Lotte, Shilla e Shinsegae entre outros. As “Duty Free” estão localizadas em aeroportos e no centro da cidade.

O Tax Refund refere-se ao reembolso em lojas que aplicam imposto sobre itens. Os turistas podem solicitar a devolução dos impostos pagos antes de sair do país.

Para ter direito ao Tax Free:
deve-se morar no Exterior;
o item deve ser elegível a receber o Tax Free (comprando geladeiras, fogões e remédios, por exemplo, não se tem direito a isenção do VAT).

Atenção: Tax Free não é um desconto na hora da compra. Ele é apenas um formulário que dará a você o direito de ter o valor do imposto reembolsado ao sair da Coreia.

Na loja, desde que o comprador exiba seu passaporte no ato da compra, a mercadoria adquirida é entregue junto do envelope e do formulário de uma das 8 empresas que intermedeiam o procedimento de “Tax Free” para turistas. Desde janeiro de 2016, os turistas podem receber no momento da compra o reembolso de valores entre 30.000 wons a 200.000 wons na própria loja onde forem feitas as compras. Acesse o link AQUI para a lista completa das lojas participantes.

Porem é possível juntar todas as notas e fazer o procedimento no aeroporto de Incheon quando for deixar o país. Em todas as compras deve-se pedir o formulário e o cupom fiscal para o Tax Refund, para isso é imprescindível a apresentação do passaporte. Muitas pessoas desistem de utilizar o benefício do Tax Free por ser um processo um pouco complicado e que exige que se chegue um pouco mais cedo que o previsto no aeroporto.

Passos para receber o Tax Refund no aeroporto:

1 – Tenha em mãos a sua passagem mas não faça o despacho da bagagem.

2 – Apresente no setor de “CUSTOMS” todos os recibos e formulários das compras (pode ser exigido que se mostre as compras, por isso não faça o check in da bagagem antes). Receba o carimbo aprovando o pedido de Tax Refund.

Para um total de compras inferior a 75.000 wons há a possibilidade de fazer o processo via terminais localizados logo ao lado da Alfandega (customs).

3 – Faça o despacho de sua bagagem e dirija-se ao balcão de recebimento (4F Tax Refund Zone no Portão 27).

Se o balcão estiver fechado utilize um dos terminais e execute o processo para receber em dinheiro ou deposito em cartão de credito internacional.

Dica: O terminal que valida a operação de Tax Free fica antes do embarque de passageiros, já os terminais de Tax Refund, para recebimento do dinheiro ficam dentro da área de embarque. Fique atento!

Fonte: Visit Korea

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *