táxi

Imagem: http://strawhatbackpacker.com/

O BrazilKorea já apresentou a vocês o sistema metroviário e o de ônibus de Seul. Hoje falaremos dos tipos de táxis existentes nas cidades coreanas e a diferença entre eles. 

Na Coréia, é fácil e barato pegar um táxi. Ele pode ser encontrados em pontos de táxi nas áreas mais movimentadas da cidade. Há também certos táxis que podem ser solicitados por telefone. A maioria dos táxis que operam em Seul aceitam cartões de crédito e até mesmo pelo T-money. Já os de cidades pequenas aceitam apenas dinheiro. Tarifas básicas podem variar ligeiramente de região para região e ela é calculada pela distância e tempo.

taxi 2

Imagem:www.2id.korea.army.mil

Táxis padrão
Táxis padrão são geralmente na cor prata ou branca, mas em Seul muitos deles são da cor laranja. Fora do centro da cidade, a maioria dos táxis são da variedade padrão e raramente existem quaisquer táxis de luxo ou jumbo. A tarifa pode variar por região.

Táxi

Imagem: www.deviantart.com

Táxis de luxo

Chamado de “Mobeom Taxi”(모범 택시) em coreano, os táxis de luxo são preto com um sinal amarelo na parte superior. No lado dos táxis é possível ver o sinal “Taxi Deluxe” (taxi de luxo). Eles oferecem mais espaço para passageiros e um padrão de serviço maior do que os táxis regulares. Por isso, a tarifa básica e a tarifa da distância adicional são maiores do que os táxis regulares. Táxis de luxo podem ser encontrados em estandes localizados em hotéis, estações, terminais de ônibus e nas principais ruas da cidade. Em cidades ou cidades menores, não há táxis de luxo, e os táxis de cor preta são todos os táxis regulares.

Táxi-jumbo

Na Coreia também existe o táxi-jumbo, que suporta até oito passageiros. Eles tradução simultânea por telefone e estão equipados com um dispositivo de emissão de recibo e um leitor de cartão de crédito. As tarifas são as mesmas que os táxis de luxo.

Em 2009, a Coréia lançou um serviço especial chamado “Táxi Internacional”. Eles são conduzidos por motoristas que podem falar inglês ou japonês. Mas para utilizá-lo você deverá reservá-lo. E as taxas podem ser calculada por distância, destino, ou por tempo.

Para saber o valor das taxas de cada tipo de táxi, clique aqui.

Fonte: Visit Korea e The straw hat Backpacker 

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *