UNITAU

Imagem: www.unitau.br

UNITAU e Embaixador da Coreia do Sul no Brasil discutiram e firmaram parcerias que envolvem propostas inovadoras para o setor médico-naval e educativo.

O encontro que ocorreu no último dia 30, reuniu o vice-reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU) Prof. Dr. Isnard de Albuquerque Câmara Neto, o Embaixador da Coreia do Sul no Brasil Jeon Gwan Lee, a Embaixatriz Jong Ran Park e a Consulesa Wong Young Kim. Dentre as pautas da agenda, a comitiva pôde conhecer a instituição, discutir parcerias e afinar outras propostas em tramitação.

As relações entre a UNITAU e a instância diplomática sul coreana, que representam as parcerias entre o governo dos dois países, Brasil e Coreia, vêm se articulando desde 2011 e em abril deste ano (2015) culminaram em um acordo junto ao Korea Institute for Advancement of Technology (KIAT), na realização do projeto de um navio inteligente, que prestará atendimento médico às comunidades ribeirinhas, facilitando a realização de diagnósticos e ampliando ações preventivas. O projeto tem início previsto para o primeiro semestre de 2016.

Dentre os debates para as articulações, o Embaixador Jeon Gwan Lee, que impressionou os representantes da UNITAU por conduzir grande parte de suas falas em português, propôs a criação de parcerias entre instituições brasileiras e coreanas, incentivando o intercâmbio de discentes e docentes, a criação de centros de estudos coreanos na universidade taubateana e nas universidades coreanas.

Destaque entre negociações desta natureza, a UNITAU vai gerenciar o projeto que terá participação direta de professores e alunos brasileiros, além de ter a si atribuída todo o processo de levantamento de parcerias e medidas de implementação.

Apesar de ainda não haver sido divulgado os custos totais da implementação do projeto, o mesmo se caracteriza inovador pelas tecnologias que serão incorporadas, e será de grande suporte ao atendimento de demandas desse porte às comunidades amazonenses.

Fontes: UNITAU | Meon

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *