Apesar de mundialmente o Dia dos Professores ser comemorado em outubro, na Coreia do Sul esta data é celebrada no dia 15 de maio.
A Dia dos Professores (스승의 날) é celebrada desde 1963, quando um grupo de jovens da Cruz Vermelha visitou seus professores que estavam hospitalizados ou já aposentados. Este então passou a ser o dia em que os alunos demonstram o seu apreço e agradecimento aos seus mestres, atuais ou antigos.
A cultura coreana, baseada no Confucionismo, tem o mestre em uma alta escala de respeito dentro da sociedade. Mesmo atualmente, com as tradições budistas e católicas e todas as complexidades da globalização, os coreanos mantém intacto o hábito de visitar ex-professores e homenagear seus atuais com cravos e cartões.
Todos os anos, no dia 15 de maio ou no dia escolar mais próximo antes da data, os professores, em toda a Coreia são presenteados com cravos, tanto por seus alunos atuais quanto por seus ex-alunos, que “invadem” as salas de aula para homenagear seus mestres favoritos e apresentá-los com único cravos vermelhos.
Também, em 15 de maio de cada ano, o Ministério da Educação emite um prêmio de mérito para professores em toda a nação. Estes educadores são recompensados pela sua metodologia ideal, a sua influência sobre os seus alunos e seu trabalho em geral para melhorar a sociedade. Nas províncias e em todo o país, as organizações de alunos frequentemente organizam cerimônias de gratidão ou atos gerais de gratidão em suas escolas locais para agradecer a seus ex-professores.
Há um feixe de luz no Dia do Professor, como disse Olivia Huynh, em 15 de maio de 2015. “Os professores são nossos mentores, amigos e catalisadores. São as fagulhas selvagens, ansiosas que podem, com uma palavra, definir nossas paixões No entanto, não são pais, eles nos levam a ser as melhores versões de nós mesmos, suas impressões nas vidas passadas, como as lições que aprendemos são transmitidas aos outros, como heranças de sabedoria. Hoje, vamos celebrar os professores, a mais nobre e mais altruísta das vocações, em toda a Coreia “.
Fonte: Korea.net
Artigo atualizado em 15/05/2017 por Rafaela Braga