O BIFAN – Festival de Bucheon é o maior festival de filmes sci-fi da Coreia do Sul. A edição deste ano teve início na quinta-feira dia 27/06 e conta com 288 filmes de 49 países.
São 64 filmes de estreias mundiais, 38 filmes internacionais e 79 filmes de origem asiática. Conhecido como BiFan, o Festival de Bucheon ocorrerá entre os dias 27 de Junho à 7 de Julho. Dessa maneira, o objetivo do festival é certificar a representatividade da identidade asiática no cinema de fantasia.
O BiFan possui uma competição para os melhores filmes, o Bucheon Choice. Além disso, possui subsecções competitivas e não competitivas, como Korean Fantastic, World Fantastic, Fantastic Short Filmes, Red e Blue. Devido a essa separação, existe uma sessão para filmes considerados ultrajantes, chamado Zona Proibida. Do mesmo modo, existe a sessão para filmes para famílias, chamada Zona de Família.
O tema desse ano é “Amor, Fantasia e Aventura”, com foco em ficção cientifica. Bucheon fica a oeste de Seul. Assim, as exibições serão em mais de cinco cinemas na região, e dois cinemas ao ar livre. O festival abriu com o filme “Os ladrões de Gasolina” do diretor mexicano Edgar Nito. O filme narra uma história baseada em fatos reais sobre o fenômeno de roubo de gasolina no México.
Oito filmes, incluindo “Abyss: The Girl’s Eye”, de Chang Hyun Sang e “Lapse”, de Chae Soo Eung, disputam o prêmio na sessão Fantastic Korean. O filme de encerramento é o thriller do diretor coreano Ko Myoung Sung, “O 12º suspeito” narra uma história de investigação de assassinato.
Em comemoração ao centésimo aniversário da indústria do cinema coreano, o festival terá 13 filmes sul coreanos de vários gêneros. Dessa maneira, serão filmes musicais, sci-fi, horror e outros.
Fonte: Korea Times e BiFan