Olhando pelo mapa, Seul pode parecer apenas mais uma capital. Mas seu ar vibrante e moderno não são os únicos aspectos que a tornam ainda mais interessante. O Brazilkorea lhe convida a conhecer a história dos 8 portões de Seul!
Na Dinastia Joseon, o Rei Taejo, escolheu a cidade como centro do governo e como primeira prioridade para a mesma, a segurança nacional, onde a cidade tivesse máxima proteção contra invasões de inimigos. Sendo assim, valorizando a geografia natural, cria uma grande muralha em torno da cidade, com 8 portas de entrada. Quatro grandes portões sobre os pontos cardeais, que seriam voltados para o acesso do comércio, relações internas e externas, já os quatro outros menores, para acesso dos moradores, soldados, comerciantes e visitantes.
4 Grandes Portões
1) Namdaemun / 남대문 , Sungnyemun / 숭례문,(崇禮門)
O maior, mais antigo e mais famoso de todos os portões. Construído em 1396, foi o principal canal em Seul durante centenas de anos, localizado ao lado do mercado tradicional Namdaemun.
Desafortunadamente, em 2008 o símbolo nacional, uma das únicas arquiteturas remanescentes da capital, foi incendiada. Toda a população se entristeceu pelo acontecido.
Mas em maio de 2013, foi restaurado e reaberto, celebrações por toda a Coreia aconteceram.
Para chegar: Estação City Hall (metro Linhas 1 e 2), saida #8. Caminhe 400 metros e em frente estará o Sungnyemun Gate.
2) Dongdaemun / 동대문, Heunginjimun / 흥인지문, (興仁之門)
É o segundo maior portão. Localizado ao lado do mercado Dongdaemun, um dos maiores ou o maior centro comercial sul coreano, foi construído em 1396 e possui uma parede semi circular que tinha função de fornecer maior defesa a cidade, além disso, possui uma superestrutura com seções e ornamentação detalhada.
Dongdaemun possui uma energia especial, e conta com iluminação no período da noite, promovendo uma bela vista e um ótimo passeio a seus visitantes.
Para chegar: A direita da saída da estação de metrô Dongdaemun – Linhas 1 ou 4, saída #6.
3) Bukdaemun / 북대문 , Sukjeongmun / 숙정문,(肅靖門)
Construído em 1396, Bukdaemun nunca foi muito usado como grande portão. Sua proximidade em relação as montanhas que protegiam os túmulos das famílias reais era considerável e portanto sua abertura era restrita para pessoas comuns, por respeito a figura do rei.
Em 1976 foi construida uma torre de madeira junto a ele. Em 2006 foi reaberto.
Para visitação, diferentemente do acesso aos outros portões, é necessária a apresentação de documentos de identificação, e caso, seja estrangeiro, a apresentação do passaporte. A segurança é reforçada desde a invasão sofrida em 1968.
A caminhada é repleta de belas vistas, naturais e arquitetônicas.
Para chegar: Estação Anseong University (metro – linha 4) saída #6. Pegue o ônibus 1111 ou 2112, desça em Jongjeom (Myeongsu School) e caminhe 10 minutos.
4) Seodaemun / 서대문 , Donuimun / 돈의문, (敦義門) [Destruído]
Construído também em 1396 e reconstruído em 1711, este costumava ser um dos grandes portões.
Foi destruído em 1915 pelos japoneses e o único vestígio se restringe a placa de localização do mesmo.
O portão está programado para ser reconstruído segundo a sua concepção original, e objetiva compor o padrão para qualificação como Patrimônio Mundial da UNESCO, completando o projeto base de 8 portões.
Na II parte, conheceremos os 4 portões menores, não percam!
Fonte: Travel World Heritage e Read Inform
[…] Gyeongju e Jeonju, belezas naturais, além de pontos turísticos como Namsan Tower e os portões de […]
[…] controlar a entrada e saída da nova capital, oito portões também foram construídos. Destes, quatro baseados nos pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e outros quatro nos pontos colaterais (sudeste, sudoeste, nordeste e […]
Uma bela cultura!!!
Muito interessante conhecer a história dos 8 portões de Seul!!!