O inverno chegou no hemisfério norte. E com ele a possibilidade de um natal branco com neve. Em Seul, o frio chegou ao nível de congelar uma parte do rio Han.
As temperaturas abaixo de zero prevaleceram durante a semana em Seul. Tudo isso resultou no congelamento parcial do rio Han.
A Administração Meteorológica da Coreia do Sul (KMA) confirmou a primeira formação de gelo no rio sexta-feira, dia 15/12, 42 dias antes do congelamento do ano passado.
O mais interessante, é que o fenômeno marca a primeira formação de gelo no rio desde 12 de Dezembro de 1946. O rio é considerado “congelado” quando confirmado que existe gelo entre o segundo é o quarto píer do rio Han, o que cobre uma distância de 100 metros.
Tiveram sete momentos onde não houve formação de gelo, a última observado foi em 2006. A primeira formação observado pela KMA foi em 1934, e a última em 1964, a agência meteorológica começou a observar as formações de gelo em 1906.
A previsão do tempo mostra que esse vento frio não vai passar tão rapidamente. As cidades na província de Gyeonggi alcançaram a temperatura de menos 7º graus na sexta-feira. Na província de Gangwon estava ainda mais frio, e em Chuncheon, a temperatura chegou a 10º graus negativos.
Segundo a KMA, as temperaturas para o final de semana devem dar uma amenizada. Pela manhã as temperaturas devem chegar em 0º ou próximo a isso, por todo o país. Contudo, as ilhas de Jeju e Ulleung devem continuar com as suas temperaturas abaixo de zero.
A Agência Meteorológica informou ao população para prestar maior atenção nas ruas e em seu estado de saúde, para que não aja maiores problemas até o final da época de gripe. A presença de gelo na pista deixa o tráfico mais perigoso e mais caótico em algumas cidades. Infelizmente, já aconteceu acidentes na Via expressa de Seohaean, deixando feridos e uma vítima fatal.
Para saber mais: Korean Times