O Centro Cultural Coreano no Brasil (Av. Paulista 460 – Bela Vista), que estava fechado devido à pandemia do Covid-19, anunciou sua reabertura com uma exposição especial da graphic novel “Grama”.
A mostra será realizada de 8 de agosto até 5 de setembro, das 13h às 17h. Para visitá-la será necessário realizar um agendamento antecipado pelo site da Eventbrite.
Para marcar a inauguração da exposição, um bate-papo com a autora Keum Suk Gendry Kim transmitido pelo canal de YouTube do CCCB.
A iniciativa é uma realização do Centro Cultural Coreano no Brasil, com apoio da Pipoca & Nanquim. Confira um vídeo feito pela editora sobre a mostra.
Sinopse
Grama é uma poderosa graphic novel antiguerra que narra a história real da sul-coreana Ok Sun Lee, vendida pela própria família na infância e forçada à escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês.
Ok Sun Lee, hoje com mais de 90 anos, se tornou uma importante ativista pela indenização das “mulheres de conforto”, e é por meio de seus relatos à autora Keum Suk Gendry Kim que acompanhamos sua triste história de vida.
Grama pode ser adquirida pelo site da Amazon.
Obra premiada
Lançada na Coreia do Sul em 2017, a obra ganhou publicações em outros seis idiomas e tem colecionado prêmios e elogios da crítica no mundo todo.
Grama venceu o Prêmio Especial Bulles d’Humanité, do tradicional diário francês L’Humanité; entrou para as listas de melhores histórias em quadrinhos de 2019 dos jornais The New York Times e The Guardian; e venceu os prêmios The Cartoonist Studio Prize, Big Other Book Award e VLA Graphic Novel Diversity Award.
Agora, em 2020, está indicada em três categorias do Eisner Award, como Melhor trabalho baseado na vida real, Melhor edição norte-americana de material internacional – Ásia e Melhor roteirista/artista.
Serviço Exposição Grama
Data: 8 de agosto até 5 de setembro
Horário: das 13h às 17h
Local: Centro Cultural Coreano no Brasil (Av. Paulista 460 – Bela Vista)
Entrada: gratuita, mas com agendamento prévio.