Mais do que apenas um feriado que marca o rito de passagem de um ano para o outro, o Seollal continua a ser uma celebração especial. No calendário coreano, 2019 é representado como o 기해년 Gihaenyeon, ou seja, o ano do porco dourado que simboliza a riqueza e a prosperidade.
Durante três dias, celebrações em observância ao primeiro dia do calendário lunar movimentam o povo coreano. Este ano, elas se estendem do dia 04 ao dia 06 de fevereiro e tem como regente signo do zodíaco Porco.
A tradição que atravessa a história coreana, tem influência chinesa. Apesar de não possuir registros detalhados do início de sua prática, já era evidenciada no Livro de Sui de Tang. Onde as primeiras histórias de Silla já eram descritas e o Seollal se manifestava enquanto celebração.
Conforme os anos têm passado, algumas das muitas práticas vivenciadas no Ano Novo Lunar têm sido ressignificadas. Enquanto algumas famílias permanecem a se deslocar para os lares de seus ancestrais; outras têm decidido viver este momento em suas próprias cidades ou, ainda, em outros países. As jornadas de preparo da comida servida na data e a delegação das tarefas também vem sendo adaptadas. Algumas redes de restaurante e negócios do ramo alimentício estão investindo nesse tipo de serviço. Oferecendo mais comodidade a fim de atender a diferentes públicos no período de celebração do Ano Novo Lunar. Entretanto, a partilha comunal permanece como uma das vivas práticas da época.
Para este ano do porco, a exemplo, diversos museus e palácios planejaram programações especiais para que as famílias vivenciem o Seollal. Entre elas, destacam-se as performances de dança e jogos tradicionais, premiação de bolsas da sorte aos visitantes. Além de poderem experiência o hanbok, o Sebae 세배 e porque não o preparo de pratos tradicionais do Seollal.
Com a chegada de um novo ano, o que todos aspiram é a promessa da vinda de bons dias cercados de boa fortuna. E assim sendo, a figura do porco dourado não poderia ser mais atrativa.
새해 복 많이 받으세요!