Taekwondo (Hangul: 태권도) : É uma arte marcial proveniente da Coreia, e em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, dos pés. Existem diferentes pontos de vista sobre as suas origens. Alguns pesquisadores acreditam que foi quase inteiramente baseado em Karate. Alguns acreditam que foram baseados em antigas artes marciais coreanas: Taekkyeon e Subak, ou fusão entre artes marciais coreanas e estrangeiras. Taekwondo foi trazido ao Brasil em julho de 1970, pelo grão-mestre Sang Min Cho, que enviou oficialmente pela International Taekwondo Federation, alguns mestres federados, que aqui se estabeleceram, proporcionando um desenvolvimento maior da arte no Brasil.
Em campeonatos de lutas, os atletas deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital, pernas, braços e mãos. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.
Origem do nome Taekwondo: “Tae” (Pés) + “Kwon” (Mãos) + Do” (Caminho / Mente). Hoje em dia o Taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Obs.: DAN = GRAU – Contagem referida aos faixas pretas, os faixas coloridas recebem o nome de Gub.
Significado das cores das faixas:
– BRANCA – 10ºGub/9ºGub “A pureza e a inocência”;
– AMARELA – 8ºGub/7ºGub “A riqueza” – a terra;
– VERDE – 6ºGub/5ºGub “O crescimento” – a planta;
– AZUL – 4ºGub/3ºGub “A liberdade” – o céu;
– VERMELHA – 2ºGub/1ºGub “Alerta” – o sol;
– PRETA – 1ºDan/10ºDan “Sabedoria e conhecimento” – o universo. A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o póstumo 10º Dan, que só é concedido ao 9º Dan que morre.
Fonte: Texto – http://pt.wikipedia.org/wiki/Taekwondo
Vem ai o “Brazil Taekwondo Games”.