O Rio Samba Carnival é uma das principais atrações do Lotte World durante o verão coreano.
O Lotte World conta com diversos festivais sazonais como o Mask Festival, que acontece entre março e abril, e o Happy Christmas Party, que acontece entre novembro e dezembro. Mas é durante o verão coreano que a cultura latina, principalmente a brasileira, desembarca em Seul e toma conta do Parque. Com direito a desfile, shows e performances interativas, a cultura dos países latinos atrai e encanta o público.
Conversamos com a bailarina carioca Yasmin Carvalho, 18 anos, que participou do Festival 2014 e ela nos contou um pouco da incrível experiencia de levar a cultura de seu país a um lugar tão distante, além de sua experiencia durante esse período.
Como foi a seleção para o Rio Samba Carnival?
A seleção foi um pouco tensa, eu nem esperava nada, pra mim eu já sabia que não passaria. Estávamos em cerca de 20 bailarinos ou mais e apenas eu fui representando o Rio de Janeiro. Fomos avaliados pelo contratante coreano, que analisou três coreografias passadas alguns minutos antes da sua chegada. Sou grata a dois amigos da dança que me chamaram pra audição horas antes. Desmarquei compromissos e fui.
Qual a reação do público ao show?
Os coreanos são incríveis! Até hoje estou trocando mensagens com amigos por Facebook e Skype. É nítida a sinceridade deles. Tínhamos um público cativo diariamente e era impressionante o carinho, deixando claro que eram fãs do nosso trabalho.
Qual a importância que você vê nesse tipo de atividade cultural ?
Vejo total importância! Para o público, tudo é muito diferente, ser brasileiro é admirável. O samba pra eles é um desafio, e por isso achavam praticamente impossível sambar. No nosso grupo havia diversos negros, e era engraçado ver os olhinhos das crianças brilhando quando viam um cabelo black.
Confira a entrevista completa AQUI e assista ao vídeo abaixo (a partir dos 3 min) para conhecer um pouco do trabalho da Yasmin no Rio Samba Carnival
Agradecimento: À Yasmin Carvalho