Guardar as fronteiras da Coreia do Sul pode ser um trabalho estressante. Especialmente, quando o seu vizinho está constantemente envolvido em conflito. Por isso que o governo da Coreia do Sul decidiu instituir uma nova atividade: aulas de balé.
A linha de frente da fronteira entre as duas Coreias é fortificada e trabalhar ali requer bastante atenção, resultando em grande stress. Por isso, com a intenção de relaxar e criar um laço maior entre os soldados, o governo apostar na dança.
O balé não é exatamente conhecido como a atividade mais relaxante do mundo, mas tem lá suas vantagens. O balé traz equilíbrio, balanço, além de trazer ótimas experiências e fixação de laços de amizade entre os soldados.
Quem comanda a aula é a bailarina Lee Hyang Jo, do Korean Nacional Ballet, que dá aulas uma vez por semana na base. Ainda com todo o trabalho de acalmar os ânimos dos soldados, o balé também os deixa mais fortes. Fortifica a músculos, melhora a postura, cria flexibilidade, aumenta a força física e melhora a respiração.
Segundo a professora: “Viver como um soldado é muito difícil, então eu não tinha certeza se eu poderia realmente ajudá-los aqui. Mas agora sinto-me útil quando os vejo sorrindo mais e desfrutando de balé à medida que o aprendem pouco a pouco.”
O grupo de soldados é tão conectado com a dança, que aprende passos de grandes balés, como o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky. A dança é mais que uma atividade física, é uma forma de arte. E é quando você se expressa mais que você também mais relaxa.
Então, seja você um soldado sul-coreano ou um estudante universitário, faça algo que te relaxe. As vantagens de se parar e respirar são maiores que ver a vida correndo.
Fontes: PBS Newshour, Quartz, Reuters.