O rock é um ritmo que tem se popularizado na Coreia do Sul. O gênero que por si só já possui grandes híbridos, ganha uma roupagem diversificada nos países asiáticos. Tentando compreender as diferentes faces do rock ‘n’ roll, separamos 5 bandas coreanas de rock para mexer com as emoções dos roqueiros.
1 – South Club
A banda nasceu quando o vocalista e guitarrista Nam Taehyun deixou o grupo de kpop Winner, buscando mais liberdade artística e criativa. O EP de estreia, intitulado “90”, tem fortes influências de blues, grunge e indie rock. Quem é fã de Blur, The 1975 e Oasis vai curtir o som.
2 – Hyukoh
Considerada uma das maiores bandas coreanas de rock, Hyukoh é conhecida pelo seu som indie cinematográfico e melancólico. Eles atingiram a fama depois de aparecer no programa de televisão Infinite Challenge. O vocalista Oh Hyuk é fluente em coreano, mandarim e inglês, permitindo que a banda gravasse em todos os três idiomas.
3 – Nell
Formada em 2001, a banda Nell é veterana na cena coreana do indie rock. O som desesperado, mas psicodélico do quarteto, ganhou destaque na Coreia, após o quarto álbum “Separation Anxiety” e no mundo graças ao seu álbum de 2014 “Newton’s Apple”. Uma curiosidade é que o Chris Martin, vocalista do Coldplay, é fã da banda.
4 – Bursters
Bursters ganhou popularidade em 2015 com o single “Lost Child”. O trabalho mais recente do grupo, tem uma intensidade maior e assemelha-se ao rock alternativo. O que fica evidente na música “Wherever You Are”. Essa é uma das poucas bandas que compõem a cena emo coreana.
5 – Drug Restaurant
Drug Restaurant, anteriormente conhecida como Jung Joon Young Band (JJY Band), se concentra no renascimento pós-punk. Seu single “Mistake” de 2016 foi um marco na carreira da banda e mostra habilidade instrumental e uma visão única com uma pitada de humor escuro. O último álbum, intitulado “Pomade”, é inteiramente em inglês.
Fontes: Rolling Stones e Wikipedia