O Bibimpap (비빔밥) é provavelmente o prato mais famoso e adorado da culinária coreana. Literalmente é um “mexido de arroz com legumes e carne”. E assim como várias comidas coreanas, também tem inúmeras variações e pode adaptado de acordo com a dieta ou paladar.
O bibimbap é feito de arroz, vegetais, carne, molho de pimenta e ovo (ou gema). E é servido normalmente como na foto: cada ingrediente separado, mas que, antes de comer, deve ser completamente misturado. Formando assim um “mexido” de arroz.
O interessante do bibimbap é que ele é um prato democrático e por isso agrada a quase todo mundo. É muito prático para quem é vegetariano, por exemplo, pois é possivel fazer combinações variadas, sem necessariamente usar carne. Muitos vegetarianos que moram na Coreia recorrem ao bibimbap, por ser uma das boas opções de prato vegetariano que os restaurantes dispõem. Outra vantagem do bibimbap é para quem não gosta de comida muito apimentada. Pois é possível decidir ao gosto pessoal, a quantidade de pimenta que deseja consumir. Por isso, em boa parte dos restaurantes coreanos, pede-se para servir o molho em separado.
Ficou com vontade de experimentar? Que tal aprender hoje mesmo a fazer bibimbap? Veja a receita no blog.
DOLSOT BIBIMBAP
O dolsot bibimbap (돌솥 비빔밥) segue a mesma receita do bibimbap. A principal diferença está no modo como é servido, e a textura e sabor que oferece. Já que mesmo após sair do fogo, a panela de pedra ainda mentem calor e o prato chega a mesa, ainda quente. Ao fundo, o arroz que pode ser misturado junto ao óleo de gergelim, formará uma crosta crocante.
Outra diferença é que nesta versão, a gema é comumente servida crua. Porém, ao ser misturada entre os demais ingredientes, oferecerá uma cremosidade.
Fontes: Eating Korean / Mykoreankitchen / queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br