blocos de metal

Imagem: Yonhap

Diversos objetos históricos foram descobertos em Insadong, distrito de Jongno no centro de Seul. Entre as relíquias encontram-se 1600 blocos de metal móveis para tipografia com antigos caracteres chineses e hangul. Acredita-se que os blocos sejam do sec XV e XVI.

Os 1.600 blocos de metal tipográficos dos séculos 15 e 16 podem ser as mais antigas peças de letras coreanas existentes. A Administração do Patrimônio Cultural (CHA) também anunciou a descoberta de itens de cobre, presumivelmente parte de relógios astronômicos e de água produzidos durante o início da Dinastia Joseon (1392-1910).

O tesouro científico foi descoberto no início do mês de junho nos restos de um edifício do século XVI em Insadong, conhecido por ser um centro comercial e cultural da capital durante a era Joseon.

Os blocos de metal – cerca de 1.000 letras chinesas e cerca de 600 coreanas – incluem aqueles que, se acredita, terem sido produzidos em meados do século XV.

“Os blocos de tipo são variados em tamanho e forma. A maioria deles foi encontrada intacta, mas alguns estavam derretidos e grudados devido a algum incêndio”, disse um funcionário da CHA.

É a primeira vez que tantas peças de diversos tipos de metal do início da era Joseon foram desenterradas de uma só vez no mesmo local. Até o momento permaneciam intactos somente 30 blocos de metal feitos antes da invasão japonesa  em 1592.

As peças de tipografia recém-descobertas incluem caracteres chineses datados de 1434, 1455 e 1465, e o mais antigo entre os blocos de letras coreanas presume-se que tenha sido produzido entre 1455 e 1461, disse o CHA. Alguns dos caracteres coreanos são baseados em um sistema de ortografia específico usado na época em que o Rei Sejong criou o Hangul, o alfabeto coreano, em 1446.

Outros objetos importantes

Entre as descobertas estão algumas das realizações científicas mais preciosas do período Joseon, um artefato de cobre que se acredita ser um componente de um dos dois relógios de água, criados em 1438 e 1536 e instalados em palácios reais.

Além disso, a agência escavou objetos considerados partes de um relógio de sol com relógio astronômico de meados do século 15. Os registros mostram que quatro desses relógios, chamados “Ilseongjeongsieui”, foram produzidos em 1437, mas nenhum deles permaneceu até hoje.

Também foram descobertas oito armas de fogo, com 50-60 centímetros de comprimento, que se acredita terem sido feitas em 1583 e 1588, e um sino de cobre produzido em 1535.

Todas as relíquias, exceto os blocos de tipografia, foram encontradas em pedaços, disse a agência.

“Os artefatos parecem ter sido enterrados juntos depois de 1588 e não usados ​​depois disso. Eles são materiais cruciais que contribuirão para a nossa compreensão da impressão e da tecnologia científica do início da era Joseon”, disse o oficial.

Fonte: Yonhap

 

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *