Com seu positivismo, talento e força de vontade, o nordeste brasileiro vem chamando a atenção dos kpoppers e amantes de cultura sul coreana do Brasil. E, por falar em talento, conheça hoje, na série Brasil Kpop cover, um grupo promissor de muito carisma e bom humor, o The Little Toys de Recife.
O grupo deu inicio as atividade com o nome Magic Toys, dançavam pop ocidental performando fenômenos como Beyoncé, Janet Jackson, Britney Spears e vários outros artistas americanos de sucesso. Em 2012 migraram para o K-Pop, porém, os covers ainda faziam parte de um projeto chamado The Little Toys Project e, apenas em janeiro de 2013, ele se oficializou.
O nome “The Little Toys” surgiu durante esta transição. Os membros queriam um título novo que mantivesse o “Toys”. Hoje, o grupo é formado apenas por homens e todos eles com um porte físico maior que o convencional – daí vem a brincadeira do Little, que se refere ao tamanho deles.
No TLT, todos são muito preocupados com a estética. As escolhas dos papéis, por exemplo, são feitas pensando em quem se encaixa melhor, excluindo a possibilidade de alguém fazer um personagem apenas por ser o “seu bias”. Aliás, falando em estética, os integrantes creem que um grupo formado apenas por meninos ou apenas por meninas se apresenta melhor em palco, assim como os coreanos. O grupo, que antes era formado apenas por quatro integrantes e apenas adicionava os outros nas apresentações, agora, como boyband, é composto por membros fixos. Depois desta mudança, eles finalmente se estabilizaram com integrantes e identidade.
Por compromissos pessoais, os dançarinos se reúnem apenas aos sábados para ensaiar durante, aproximadamente, 3 horas. O grupo cover é composto por 8 garotos e, mesmo tendo um líder, as tarefas são divididas entre os integrantes:
Karlos – líder e responsável por aprender e ensinar grande parte das coreografias.
Naldo – maindancer e solista, responsável pela técnica e limpeza das coreografias do grupo.
Bispo – “pai” do The Little Toys, também ensina as coreografias e é quem edita e posta no Youtube os vídeos covers.
Edmar – responsável pelos textos e postagens em nas redes como Instagram e Facebook, é quem inscreve o grupo em concursos e cuida dos figurinos.
David – maknae, tem um talento único para acrobacias.
João Victor (Veja) – membro mais expressivo, adora fazer raps.
Diogo – o mais tímido mas que, ao subir no palco, se mostra um excelente dançarino.
Kauan – mascote do grupo, tem uma personalidade bem divertida e é muito querido por todos.
Em entrevista ao BrazilKorea, o The Little Toys contou que a sensação dos integrantes quando sobem ao palco para uma apresentação é de que parece que sempre é a primeira vez. Contaram ainda que, juntos, fazem um leve aquecimento antes de subir no palco, mas sempre priorizam o momento de oração em roda, onde emanam boas energias para que nada de mal os aconteça em palco. “Pedimos zelo pela nossa saúde e que o publico ame nosso trabalho tão suado e dedicado.” explicam.
Os integrantes do The Little Toys não negam que admiram outros grupos, duplas e solistas de kpop cover do Brasil. Quando questionados sobre os grupos coreanos, eles destacam sucessos como a girlband After School, por ser um grupo que mostra várias qualidades e multitalentos. “Elas se desafiam, se arriscam, sempre saem da zona de conforto e é o que sempre buscamos. Não queremos fazer e nem ser mais do mesmo.”
Sobre as coreografias performadas mais marcantes, o grupo elege:
I’ll Be Back – 2pm
“Estávamos fazendo a transição de girlband para boyband, fomos desacreditados e subestimados, novos membros entraram, não acharam que seríamos capazes. Não paramos e continuamos fortes nos ensaios, mesmo desestimulados.”
Alone – UKISS e Animal – Jo Kwon
“Em ambas apresentações, homenageamos um grande e eterno amigo que se foi. Aquele amigo que estava em todos os ensaios e que se autoafirmava um Toy. Ao terminar as apresentações nós choramos muito. Foi uma mistura de saudade e de alegria porque ele teria amado tudo aquilo.”
Um momento que os orgulha muito foi a fase de Don’t Tease Me, com a temática Circo, que além dos prêmios no NE e I Festival da Coreia, os trouxe muita visibilidade até mesmo dos ídolos coreanos do grupo SPEED, onde 4 deles responderam agradecendo pelo cover. “Com certeza foi um lindo e grande marco em nossa carreira.” afirmaram os membros.
Ainda em entrevista, o grupo afirmou que futuramente pretende expandir o trabalho com apresentações em outros estados, e que todos os integrantes estão bem animados com as novidades que estão por vir, pois desafios são a cara do grupo. Aos colegas que estão entrando agora no cenário do Kpop Cover, o The Little Toys deixou uma dica: “Não se prendam muito ao Kpop, ao cover e a dublar. Sabemos que tudo isso é importante para uma apresentação, mas não é tudo. Então busquem sempre o novo, o diferente, o longe, o improvável e tragam para o palco.”
O The Little Toys é um grupo recente, com pouco mais de dois anos e só dançou em Recife. Mas, desde o debut, eles vêm colecionando grandes prêmios como 1º lugar no I Festival da Coreia e 1º lugar no Anima Recife 2015, além de 2º no Anima Recife 2013 e 2014, 1º lugar solo no Omake 2013, Melhor Grupo Cover de 2014, Melhor dançarino de 2014 e o pódio no NE 2014.
Você pode conferir a apresentação da música Don’t Tease Me – SPEED e outros covers no canal oficial do grupo no Yoututbe. Também pode ficar por dentro das novidades através da fanpage no Facebook.
Agradecimentos: Naldo Lopes e grupo The Little Toys
Entrevista: Thayane Reis
Texto: Carol Lima
Sou suspeita pra falar desse grupo, ainda mais por ser amiga deles. Mas também me acho uma das poucas pessoas ideais pra falar, pois não vivo 100% dentro do mundo koreano com muitos, não sei nomes de demais bandas e passo a gostar das músicas por causa deles. É um grupo incrível que se superam a cada apresentação, o cover: SEM COMENTÁRIOS. Ainda que não subissem no pódio, pra mim sempre serão os melhores. Uma boyband cover, como eles, vai além da originalidade. Eles conseguem algo muito raro: FAZER A PESSOA VIRÃ FÃ DAQUILO QUE TÁ SENDO APRESENTADO. Não pela banda original, mas por eles. Hoje eu adoro a dança, os grupos Kpoppers por eles. Sou fã deles, passo a gostar dos vídeos como se fossem eles dançando. Chega a ser estranho ver o grupo original. E é isso que diferencia eles dos demais, eles conquistam pra si o reconhecimento e não ficam apenas como mais um grupo imitando uma banda famosa. #LittleKidFan <3333.