No próximo fim de semana acontece em São Paulo o 8° Festival de Cultura Coreana. Dentre os convidados e as atrações que o festival receberá, você poderá conhecer os Jogos Tradicionais, no qual a equipe do BrazilKorea é responsável. Aprenda a brincar de Ttakji, Jegi e Dakssaum, e venha se divertir conosco!
Ttakji – 딱지
Ttakji é um brinquedo tradicional coreano, feito de dobradura em papel. Batalhas de Ttakji são uma brincadeira onde se coloca o Ttakji do oponente no chão e se arremessa o próprio Ttakji sobre ele. Caso o ttakji do oponente seja virado, quem arremessou vence. É um dos jogos tradicionais mais populares e foi uma das competições no seriado de TV Running Man (AQUI).
Aprenda a fazer o seu Ttakji AQUI
Jegi – 제기
O Jegi é parecido com uma peteca brasileira, feito de papel ou tecido fino em tiras. Quando jogado individualmente vence quem fizer mais embaixadinhas. Caso se dividam times, a vitória é dada de acordo com a quantidade de embaixadinhas realizadas pelo time. Há também como jogar de forma que todos se juntem em círculo, onde há regras diferentes: se a pessoa tirar o pé do chão, ela deverá chutar o Jegi. Caso ela tenha tirado o pé do chão para chutar, mas outra pessoa chutar no lugar dela, a pessoa que não conseguiu chutar é desclassificada. Quem sobreviver por mais tempo vence. O jogo em sí chama-se Jegi Chagi (제기 차기), chagi (차기) vem do verbo chada (차다), que quer dizer chutar. Aprenda a fazer o Jegi AQUI.
Assista o MBLAQ jogando Jegi:
Dakssaum – 닭싸움
Dakssaum pode ser traduzido como briga de galo. Cada participante deve segurar seu calcanhar ou seu tornozelo, pulando em um pé só e tentando derrubar o oponente com o joelho ou com o corpo.
Não é permitido soltar o pé segurado com as mãos nem trocar de pé porque está cansado. Deve-se ficar equilibrado em um pé, golpeando o oponente de baixo para cima, de cima para baixo ou avançando de frente contra ele para derrubá-lo ou fazê-lo soltar o pé. Quem cair ou soltar o pé primeiro perde.
Assista o vídeo que explica detalhadamente sobre como jogar AQUI.
Agradecimentos: Lisa Um
Fontes (texto): Lisa Um, Sendmetokorea e Wikipedia
Fontes (imagens): Visitkorea, Korean Clicks, RunningMancast e Wiki