O Busan Biennale 2016 oferece aos entusiastas da arte uma chance de vislumbrar o presente e futuro da arte visual.
Sob o tema Hybridizing Earth, Discussing Multitude (Hibridização Terra, Discutindo Multidão), o Busan Biennale 2016 foi inaugurado no dia 03 de setembro e conta com obras de 121 artistas de 23 países, incluindo França, Itália, China e Japão.
Das muitas obras de arte em exposição, uma em particular tem atraído multidões. Intitulado Hybridizing Earth (Hibridização Terra), a peça interativa do artista coreano Lee Leenam, tem a pintura do artista com uma “escova de inclinação” vestindo um conjunto de óculos de realidade virtual (VR). A escova de inclinação é um novo equipamento desenvolvido pelo Google que permite ao usuário criar trabalhos em 3-D em uma tela virtual. Os visitantes podem participar na criação da obra de arte adicionando suas próprias linhas e cores para a peça, usando imagens pré-concebidas de Lee como pano de fundo. Uma vez terminada a pintura, eles podem obter uma cópia impressa do trabalho que eles criaram para levar para casa.
“A peça ‘Hybridizing Earth’ é aquela que o artista, juntamente com os espectadores, cria usando o software do Google “, disse Lee. “Espero que a exposição seja uma oportunidade de experimentar uma nova tecnologia, e se livrar do preconceito de que a arte de mídia é difícil de entender completamente.”
Além dos vários tipos de mídia arte, o Busan Biennale deste ano tem uma exposição dedicada aos artistas de vanguarda da Coreia, China e Japão, que experimentaram diferentes formas de artes conceitual até os anos 1990. Uma coleção de 148 obras de arte reunidas por curadores dos três países, incluindo Kim Chan Dong, Guo Xiaoyan e o trio – Sawaragi Noi, Tatehata Akira e Ueda Yuzo – fornecem compreensão sobre as semelhanças e diferenças entre o movimento vanguarda nos três países vizinhos.
- Período de exposição: 03 de setembro a 30 novembro (O Busan Biennale 2016 é fechado às segundas-feiras. Se um feriado nacional cai na segunda-feira, a exposição está fechada no seguinte dia útil.)
- Horário de funcionamento: Ter – Sex e Domingos: 10:00 – 18:00
Sábados, 28 de setembro e 26 de outubro: 10:00 – 21:00
A última entrada é de 1 hora antes do fechamento. - Local da exposição: Museu de Artes de Busan, F1963 (Kiswire Suyeong Factory)
Você pode acessar ambas as exposições com apenas um ingresso. - Ingresso: Museu de Artes de Busan Ticket Office, , F 1963(KISWIRE Suyeong Factory) Ticket Office, ticketlink website
Mais informações sobre o Busan Biennale podem ser encontradas no site oficial abaixo (em coreano e em inglês)
busanbiennale
Fonte e imagens: korea.net ; busanbiennale