BRAZILKOREA | O site mais completo sobre a Coreia do Sul

Carros coreanos no Brasil: KIA

KIA

Imagem: kia.com.br

A KIA (KIΛ – 기아자동차) é a segunda maior montadora de carros da Coreia do Sul e uma das dez maiores do mundo. A marca destaca-se no Brasil por ter uma das mais completas famílias de veículos entre as importadoras. Que inclui sedãs, minivan, SUVs, compacto, cupê e comercial leve.

Fundada em 1944, a fábrica na época se chamava Kyungsung Precision Industry e produzia partes para bicicletas. Em 1951 lançou a primeira bicicleta totalmente coreana, a Samchully (modelo que se tornou marca da empresa que hoje é liderada pelo neto do fundador da KIA). Neste mesmo ano mudou o nome para KIA Industries. Em sua história, teve muitas parcerias técnicas através de licenças. E montou carros de diversas outras marcas como Honda, Fiat, Mazda, Peugeot na Coreia .

Em 1974 apresentou o seu primeiro carro de passageiros, o Brisa. Dois anos depois, a empresa comprou a, também coreana, Asia Motors, uma construtora de veículos comerciais. Em 1981  por decisões governamentais passou a produzir principalmente viaturas comerciais, entre as quais se destacava o utilitário Bongo.

Em 1990 passou a chamar-se KIA Motors e em 1991 lançou-se no mercado internacional com os modelos Sephia e Sportage. O 50º aniversário da marca foi comemorado em 1994 com a mudança de nome para KIA Motors Corporation. A data foi marcada tambem com o lançamento do primeiro motor coreano de 16 válvulas a gasolina. Em 1995 começou a produzir o Sephia na Europa. Dois anos depois lançou de uma vez três modelos novos: o Carnival (primeira minivan coreana), o esportivo Shuma e uma série de caminhões.

Os constantes investimentos da década de 1990 consumiram milhões de dólares e a empresa esteve perto da falência em 1997. Foi adquirida em 1998 pela Hyundai, surgindo o conglomerado Hyundai Kia Automotive Group, com a Hyundai tendo 33.6% no controle acionário. Depois desta união, é comum os carros destas duas marcas terem os mesmos conceitos e plataformas como ocorre com Sportage e Tucson ou Bongo e HR.

Hoje, a companhia opera 15 plantas de manufatura e montagem em dez países, com capacidade produtiva superior a mais de 2,5 milhões de veículos/ano. Comercializados e assistidos por meio de uma rede de distribuidores e autorizados em 149 países.

KIA no Brasil

No Brasil a empresa está desde 1992 e é representada por José Luiz Gandini. A sede é na cidade de Itu-SP e o pátio dos veículos recebidos da Coreia fica em Vitória – PE.

A KIA Motors do Brasil lançou-se no mercado brasileiro com a van Besta, porém em 2005 este modelo saiu de linha na Coreia do Sul. Então a importadora brasileira mudou toda sua rede e ampliou seu mercado para carros de passeio.

Atualmente quase todos os carros oferecidos pelas concessionárias vem da Coreia do Sul. Com exceção do Cerato (proveniente da recém inaugurada fábrica no México) e do utilitário Bongo (Uruguai). Até o fim de 2018 a empresa deverá receber mais produtos da planta do México, como o Rio e um SUV de porte menor que a Sportage.

Curiosidades:

* Os modelos Soul e Sportage em sua versão Flex, são fabricados na Coreia exclusivamente para o mercado brasileiro.
* A Kia na Coreia produz também veículos utilitários para o exército do país.
* Em 2012 foi  patrocinadora do time de futebol Palmeiras e do campeonato brasileiro de futebol.
* Em agosto de 2014, a empresa recebeu atenção internacional quando o Papa Francisco utilizou  um de seus carros compactos na visita de cinco dias à Coreia do Sul. O Kia Soul chamou mais atenção do que outros dois veículos utilizados pelo Papa, o Carnival e o Santa Fé (Hyundai).
* No dia 01/02/2018 a Kia Motors dos Estados Unidos lançou o seu novo carro Stinger, na propaganda além do famoso Steve Tyler (Aerosmith) aparece o ex-piloto brasileiro Nelson Fittipaldi. Assista AQUI.

Agradecimentos: KIA Power Imports – Blumenau
Fontes: KIA Motors Brasil , Wikipedia ¹.

Sair da versão mobile