Jovem e talentoso, o tenista coreano Chung Hyeon derrota Novak Djokovic (14º no ranking) e segue para as quartas de finais no primeiro grande torneio de 2018 – o Australian Open.
Chung Hyeon (정현) tem 21 anos, nasceu e mora em Suwon. Começou a jogar tênis como forma de ajudar a melhorar sua visão já que desde muito novo usava óculos. Começou a competir em torneios internacionais juniores em 2012, onde chegou a ocupar a quarta posição mundial e fez sua transição para o tênis profissional no fim de 2013. Em 2014, sua estreia no tênis profissional se deu de maneira discreta, participou de vários torneios mundiais e passou a ocupar a posição 151 no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).
Em 2015, conquistou o Masters 1000 de Miami, sua primeira vitória em nível de ATP até o momento, derrotando Marcel Granollers (posição 50). No final de junho deste mesmo ano, Chung Hyeon disputou o tradicional Torneio de Wimbledon. E ele chegou à sua primeira chave principal de um torneio de Grand Slam, perdeu para o francês Pierre-Hugues Herbert. No final desta temporada, o sul-coreano Chung Hyeon, então 51.º colocado do ranking mundial, foi premiado pela ATP como o tenista que mais evoluiu na temporada de 2015, depois de subir mais de 120 lugares.
Em 2016, Chung Hyeon perdeu por três sets a zero na primeira rodada do primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open para o sérvio Novak Djokovic. Porém obteve várias vitorias em outros torneios, mantendo assim sua posição no ranking.
Em 2017 chegou as finais de vários campeonatos construindo uma carreira mais consistente em vitórias. Se qualificou para as finais do Next Generation ATP em Milão e derrotou Andrey Rublev na final, consagrando-se como campeão invicto. Terminou o ano como 58 do ranking mundial.
A vitória no Australian Open 2018, leva Chung Hyeon as quartas de finais do torneio, sendo a melhor qualificação (homem ou mulher) alcançada por um coreano em um torneio de Grand Slam. No jogo, o coreano demonstrou ter nervos de aço, apesar de seu opositor, o sérvio Novak Djokovic estar se apresentando pela primeira vez depois de uma lesão contraída na temporada passada.
Para ir mais longe o talentoso tenista coreano e campeão do Next Gen ATP Finals terá que passar por outra grande surpresa deste campeonato, o americano Tennys Sandgreen.
Enquanto o tênis não é o maior dos esportes na Coreia, dois coreanos, em particular, fizeram uma marca no esporte no passado. Hyung Taik Lee ficou entre os 16 melhores dos singles masculinos no US Open em 2000 e 2007, enquanto Duk Hee Lee alcançou o mesmo estágio dos singles femininos em Nova York em 1981.
“No meu país, o tênis ainda não é muito popular”, disse Chung Hyeon. “Eu quero torná-lo muito mais“.
O Australian Open está sendo transmitido no Brasil pelo canal ESPN.
- Atualização em 24/01 – Após eliminar o americano Tennys Sandgren nas quartas de finais, o sul-coreano tornou-se o primeiro de seu país a atingir a semifinal de um torneio do Grand Slam.
Fontes: Wikipedia, Raquetc, ATP e Independent