Imagem: Brazilkorea

Imagem: Brazilkorea

O Pluralismo da Feminilidade: O drama Coffee Prince como propagandista de representações desviantes d’A identidade da mulher é o tema da monografia de Pollyane Silva Belo, graduada em Estudos Culturais e Mídia pela Universidade Federal Fluminense, em 2014.

Utilizando o drama Coffee Prince como um objeto analógico, a fim de entender as identidades de gênero, as concepções de sujeito e o modo como se dá a construção desses conceitos, Pollyane busca evidenciar as diversas representações da mulher e do homem em seus papeis sociais.

A monografia está organizada em três capítulos que abordam conceitos centrais como a construção feminina no ocidente a partir de um panorama histórico, a construção do gênero e da identidade, a feminilidade, o conceito tomboy e o paralelo estabelecido com o drama.

Coffee Prince foi um dos dramas mais assistidos da Coréia do Sul durante o ano de 2007, oscilando entre o primeiro e o segundo lugar na audiência nacional. Também conhecido como The First Shop of Coffee Prince, foi lançado pela MBC em 2007, com 17 episódios e foi baseado no livro Homônimo de Lee Sun Mi, que  conta a história de Go Eun Chan (interpretada pela atriz Yoon Eun Hye), que possui uma identidade considerada “masculina”, por conta de suas vestimentas, corte de cabelo, áreas em que trabalhava, como o serviço de office boy, entregadora de jornais, treinadora de taekwondo e, posteriormente, por começar a trabalhar em um local onde a equipe é composta apenas por homens e onde se dá todo o desenrolar da história e seu envolvimento com Choi Han Kyul (interpretado pelo renomado ator Gong Yoo).

Toda a análise realizada neste trabalho permite que o público se inspire e se direcione para um perfil incomum dos demais dramas, onde a mulher interpreta e enfrenta situações do cotidiano de uma forma não normatizada da identidade de gênero, permitindo despertar ou ampliar novos modos de representação da mulher e de sua “feminilidade”, deixando de ser vista só com papel no ambiente doméstico e ganhando protagonismo em outras esferas, sejam elas na área profissional, econômica, cultural ou social.

Confira a obra na íntegra com download disponível.

Bons estudos!

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Cientista Social pela Universidade de Brasília, Repórter Honorária pelo Centro Cultural Coreano do Brasil e Co-Fundadora do Maūm Ūmsik. Em constante estudo pela compreensão das coreanidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *