Korea Consumer Agency (KCA) lançou, no dia 22 de dezembro, um serviço de ajuda ao consumidor por telefone para moradores da Coreia que não falam coreano. A KCA começou a operar o serviço em 19 idiomas e foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça e a Seoul Global Center.
Quando um consumidor que não fala coreano faz um telefonema para o centro, um intérprete do Ministério da Justiça ajuda com a comunicação entre um consultor KCA e o consumidor. Através de tal interpretação em triângulo, o consumidor pode receber informações sobre as leis e regulamentos relacionados, além dos procedimentos a serem seguidos.
Antes do programa ser lançado, os clientes que não falavam coreano tinham dificuldades para fazer reclamações devido à barreira entre os idiomas. Eles tinham que encontrar um tradutor coreano para poder ajudá-los, caso contrário, eles tinham que passar por uma outra organização para receber serviços de interpretação.
Além disso, no início de janeiro do próximo ano, o KCA planeja publicar três folhetos para as famílias multiculturais e não-coreanos que residem na Coreia do Sul, a fim de evitar danos ao consumidor. Estes folhetos incluem um guia passo-a-passo para reclamações dos consumidores e como lidar em casos de dano ou perca do produto, segurança para crianças e e-commerce, e será impresso em nove idiomas.
O número de telefone do serviço é 043-889-5400. De segunda a sexta das 9h ás 18h.
Para o atendimento ao turista o Governo de Seul tem uma série de formas de atendimento que você poder ler AQUI
Fonte: Korea.net