O curta-metragem coreano “Hosanna” do diretor Na Young Kil ganhou o Urso de Ouro como prêmio do melhor curta-metragem no 65º Festival Internacional de Cinema de Berlim. O festival, que ocorreu do dia 5 ao 15 de fevereiro de 2015, exibiu além do curta premiado, outros 4 filmes coreanos ( Ode to my Father, End of Winter, Revivre e An Omnivorous Family’s Dilemma).
O Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale, é um dos mais importantes festivais de cinema da Europa e do mundo. O festival, que reúne profissionais do setor cinematográfico de 124 países, é realizado anualmente em Berlim desde 1951 e, exibe cerca de 400 filmes por ano, em sua maioria europeus. Os prêmios de maior prestígio são o Urso de Ouro (concedidos para a melhor direção) e os Ursos de Prata (concedidos para as melhores interpretações masculina e feminina). Em 2011, o filme “Night Fishing” (파란만장), dirigido pelos irmãos Park Chan Wook e Park Chan Kyong, e o filme “Broken Night” dirigido por Yang Hyo Joo receberam o Urso de Ouro e o de Prata, respectivamente.
Hosanna(호산나) , que tem aproximadamente 25 minutos, narra a historia de um menino que tem o poder de curar e ressuscitar pessoas em uma vila remota na Coreia. Estas, o odeiam, pois elas continuam a viver a mesma vida miserável que tinham antes de morrer. Mesmo sendo odiado, o menino continua curando as pessoas. O nome do filme foi tirado do Novo Testamento da Bíblia, onde “Hosanna” é um grito de júbilo e de súplica que foi usado pelo povo para chamar Jesus quando ele entrou em Jerusalém. O curta foi o projeto de graduação de Na Young Nil na Universidade Nacional de Artes da Coreia ( K’ARTS) e debutou em 2014 no Festival Internacional de Cinema de Jeonju.
Confira o trailer do curta abaixo:
Fontes: KPOPHERALD, Mordern Korean Cinema e Berlinale (1)(2)