BRAZILKOREA | O site mais completo sobre a Coreia do Sul

Dakgalbi (닭갈비) – uma deliciosa comida apimentada

dakgalbi

Imagem: http://lavidademigi.blogspot.com.br

Você gosta de comida bem apimentada? Então você vai adorar dakgalbi (닭갈비), um prato coreano de frango com legumes feito na chapa e temperado com bastante pimenta, muito popular na Coreia do Sul, como o anju (안주), a comida que se come para acompanhar bebida alcoólica. Mas você conhece dakgalbi? Já experimentou?

O dakgalbi surgiu, supostamente, no final da década de 60, como uma opção barata de anju (comida de bar), para substituir a opção do churrasco coreano, que normalmente é mais cara. O prato então ganhou popularidade no distrito de Chuncheon (춘천), onde a pecuária era forte, o que fornecia aos restaurantes ingredientes frescos, que não necessitavam de refrigeração.

Hoje em dia, em Chuncheon, há uma rua chamada dakgalbi golmol (닭갈비 골목) ou melhor, beco do dakgalbi, onde é possível encontrar uma grande concentração de restaurantes que oferecem o prato no cardápio, ou melhor, que oferecem apenas dakgalbi como opção de cardápio! Sendo também um prato popular entre os estudantes universitários (que normalmente não tem muito dinheiro), pois o prato é relativamente barato e servido em abundância, e por isso é possível encontrar vários restaurantes que oferecem dakgalbi próximos à universidades.

Existem algumas variações do dakgalbi, mas basicamente ele é feito de pedaços de frango, batata doce, cenoura, repolho, cebola, cebolinha e tteok (o bolinho de arroz), temperado com bastante pimenta, tanto com o gochujang, a pasta coreana, como com o gochugaru, a pimenta em flocos. Normalmente é servido com folhas de alface inteiras, pedaços de alho cru, entre outros complementos.

Então, na hora de servir, você utiliza o alface para enrolar porções de dakgalbi com os complementos de sua escolha, fazendo uma trouxinha e comendo com a mão. E por fim, se o cliente desejar, é possível utilizar o restinho de dakgalbi da panela para fazer um bokkeumbap, ou melhor, um arroz temperado com o resto de dakgalbi e frito na chapa.

Curiosidade: apesar de a tradução literal do nome ser “costelas de frango”, não há nenhuma costela de frango na receita. Normalmente utiliza-se peito ou coxa e sobrecoxa de frango.

Então, se você ficou com água na boca, faça dakgalbi na sua casa para matar a vontade. Mas cuidado! Essa receita é altamente viciante!

Acesse o blog Quer Aprender a Cozinhar? – Coreia e veja a receita completa.

Fonte: Wikipedia, Musings of a Wandering Soul, Quer Aprender a Cozinhar? – Coreia

Sair da versão mobile