Você conhece Danmuji (단무지), o nabo em conserva? Na verdade, ele é originado do Japão mas é muito comum na culinária coreana, principalmente como prato de acompanhamento. Com seu sabor único, adocicado e levemente azedo, é uma ótima combinação para vários pratos coreanos.
Danmuji, literalmente, é um conserva adocicada de nabo (em inglês, sweet radish pickle). É servido como prato de acompanhamento (side dish em inglês ou banchan em coreano) mas é também muito utilizado para fazer o kimbap, o rolinho de arroz envolvido com algas, parecido com o sushi, mas que leva ingredientes bem diferentes, sendo que um dos ingredientes principais (que não pode faltar) o danmuji.
Como prato de acompanhamento, o danmuji é igualmente importante para acompanhar o Jjajangmyeon, o macarrão com molho de feijão preto.
Na Coreia é possível encontrá-lo em qualquer supermercado, mercadinho de bairro ou até mesmo nas lojas de conveniência, mas no Brasil é bem difícil encontrar. Normalmente é possível encontrar em lojas de produtos de comida japonesa, vendido na versão japonesa, mas mesmo assim não é tão comum, além de ser bem caro. Mas não se preocupe: o danmuji pode ser facilmente feito em casa, sem gastar tanto.
Normalmente, o danmuji é amarelo, mas é possível fazer de outras cores. Algumas versões são feitas com a tinta da beterraba, o que deixa o danmuji rosa. Mas na versão tradicional, a versão amarela, utiliza-se um corante amarelo, o chija (치자), que provém da gardênia, planta de origem asiática.
Então, como na maioria das cidades do Brasil é bem difícil encontrar o danmuji, que tal fazê-lo em casa? A receita sofreu leves alterações, por não ser possível encontrar o chija, mas o resultado ficou bem próximo do original.
Ficou com vontade de experimentar o danmuji? Ou já conhece e quer matar a saudade? Então confira a receita clicando aqui.
E prepare-se: em breve, a receita do kimbap aqui no BrazilKorea. Por isso, prepare o danmuji com antecedência, pois você vai precisar dele para o kimbap.
Fonte: www.shinshine.com, hls3790.tistory.com, queraprenderacozinhar.blogspot.com.br