A Gruta Seokguram e o Templo Bulguksa formam um complexo arquitetônico religioso de excepcional significância para a crença Budista na Coreia e são a prova viva do desenvolvimento da Arquitetura Budista em Gyeongju, capital do Reino Silla.
As duas construções foram executadas a mando do Primeiro-Ministro Kim Dae-seong em uma demonstração de profunda piedade filial, sendo o Templo Bulguksa dedicado à memoria de seus pais na vida presente e o Templo Gruta de Seokguram dedicado a seus pais nas vidas passadas.
Seokguram é uma gruta artificial em granito que está a 565m acima do nivel do mar e é formada por uma antecâmara, um corredor e um aposento principal. Ela consagra uma monumental estátua de 3,45 metros de altura representando o Buda Sakyamuni*, que está voltada para o mar e é considerada uma das obras primas das artes do Leste Asiático Budista
Bulguksa é um templo budista que abrange uma série de construções de madeira em terraços de pedra suspensos. O terreno de Bulguksa é divido em 3 áreas principais, sendo elas: Birojeon (o salão do Buda Vairocana**), Daeungjeon ( O salão da Grande Iluminação) e Geungnakjeon (o Salão da Suprema Felicidade).
No vídeo abaixo podemos acompanhar a visita de Steve Miller, um dos mais conhecidos blogueiros-jornalistas de vídeos de viagem na Coreia, pelo Templo Bulguksa
* Sidarta Gautama, popularmente dito e escrito simplesmente Buda, foi um príncipe da região do atual Nepal que se tornou professor espiritual, fundando o budismo.
** Vairochana ou Samanthabadra, é o Buda do Centro, entre os cinco budas da meditação.