Dentre todas as Vilas de Clãs, apenas Hahoe e Yangdong entraram na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
As mais representativas vilas na Coreia são as chamadas “Vilas de Clãs, em que a maioria dos moradores da vila pertenciam a um ou dois clã e estes desempenhavam um papel central na tomada de decisões sobre a vida da aldeia. Na Coréia, o clã é um grupo social composto por pessoas de uma mesma linha paterna, nome de família e lar ancestral, que incluíam também as mulheres que entraram no clã pelo casamento. Apesar de a Península Coreana ser repleta de bairros históricos e jóias culturais, as Vilas de Clãs somam mais de 80% de todas as Vilas Históricas.
Dentre todas as Vilas de Clãs, apenas Hahoe e Yangdong entraram na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Essas duas Vilas são as mais bem preservadas e foram utilizadas pelo yangban (classe nobre dominante) durante o período Joseon e, juntas, são consideradas o epicentro da cultura confuciana da Coréia. Além de seu arranjo espacial único, as aldeias mantêm arquivos preciosos e obras de arte da Era Joseon Confucionista e são alguns dos poucos lugares que ainda mantêm rigorosamente a família tradicional, os rituais e eventos comunitários.
Yangdong é a maior aldeia tradicional da Coréia e mescla a cultura tradicional da Dinastia Joseon e com belos cenários naturais. Graças às suas muitas heranças culturais, incluindo tesouros, tesouros nacionais, e materiais folclóricos, toda a aldeia foi designada como patrimônio cultural. Muitas pessoas já visitaram esta vila para ver a sua riqueza do patrimônio cultural e ambientes cênicos. Cerca de 160 casas antigas e chalés com teto de palha de 500 anos de idade estão situados no vale onde se localiza a vila. 54 dessas casas têm mais de 200 anos e foram excelentemente preservadas em seu estado original, oferecendo uma rara oportunidade de se visitar uma variedade de casas tradicionais coreanas únicas.
Berço de renomados estudiosos do Período Joseon como Gyeomam Ryu Un-ryong e Seoae Ryu Seong-ryong, a vila Hahoe (traduzindo “Vila envolvida por água”) recebeu o nome do Rio Nakdong, que flui ao redor do perímetro da cidade. A aldeia está localizada no sopé da montanha Hwasan, e centro da vila é habitada por grandes casas com telhado de telha que pertencem ao clã Ryu, somando seu próprio charme aos dos telhados de palha ao redor. Hahoe dispõe de vistas panorâmicas excelentes: o rio Nakdong elegante que flui ao redor da aldeia, o magnífico penhasco Buyongdae, intermináveis desdobramentos de praias e exuberantes pinheiros antigos. Os visitantes podem ir de barco para o penhasco Buyongdae, onde poderão apreciar uma vista panorâmica da vila.
Assista o vídeo abaixo, lançado no canal da UNESCO no youtube, para conhecer um pouco mais sobre os dois locais.
As informações relativas à horários de funcionamento e valor do ingresso podem ser encontradas em inglês no site VisitKorea da Organização Coreana de Turismo.
Fonte: VisitKorea (1, 2, 3, 4, 5), UNESCO, CHA,
Sensacional Rafaela este ‘artigo’ sobre a Coreia do Sul. Obs:..nossos gostos são semelhantes..by.