Se pretender ir para Coreia do Sul a trabalho você vai precisar entender um pouco mais sobre a etiqueta coreana nos relacionamentos e comunicação de negócios.
Os sul-coreanos preferem fazer negócios com pessoas que tenham uma ligação pessoal, por isso, é crucial ser introduzido por um terceiro, antes das negociações.
Os relacionamentos são desenvolvidos através de reuniões sociais informais que muitas vezes envolvem uma quantidade considerável de comidas e bebidas.
Eles tratam os documentos legais como memorandos de entendimento e vêem contratos como consensos vagamente estruturados que definem amplamente o acordo e deixam espaço para a flexibilidade e ajuste conforme necessário.
Sob nenhuma circunstância insulte ou critique alguém na frente dos outros, pode ser que eles percam a confiança e respeito em você. Lembre-se eles acreditam que os indivíduos que tem relações de confiança e respeito mútuos vão trabalhar duro para fazer um ao outro bem-sucedido.
O aspectos sensíveis dos negócios muitas vezes são levantados indiretamente, por intermédio de quem fez primeiro as apresentações.
Os coreanos possuem uma forte cultura em que “menos é mais” quando se comunicam, gostando de respostas de forma concisas. São comunicadores extremamente diretos, sempre perguntam quando não entendem o que foi dito ou se necessitam de esclarecimentos adicionais.
Uma vez que existe uma tendência a dizer “sim” às perguntas, para que não haja dúvida nem rodeios, a maneira como você faz a pergunta é crucial. É melhor perguntar: “Quando podemos esperar a expedição?” do que “Podemos esperar a encomenda dentro de três semanas?”, uma vez que esta questão gera uma resposta direta.
Leia também os outros posts da série: AQUI
Fonte: www.kwintessential.co.uk