Mais de 70% de todos os bilhetes de cinema vendidos, durante a alta temporada deste verão, foram para filmes coreanos.
De acordo com os números de bilheteria, do Korean Film Council, os filmes coreanos foram responsáveis por 70,2% dos bilhetes vendidos para todos os filmes durante o período de 01º a 15 de Agosto de 2016.
Os dados comparados com os filmes americanos e japoneses foram 26,1% e 3,1%, respectivamente. A recente recuperação do cinema nacional é, em grande parte, atribuída à contínua popularidade dos chamados “quatro grandes” filmes coreanos de verão – “Train to Busan”, “Operation Chromite”, “The Last Princess” e “Tunnel”.
“Train to Busan” tornou-se o 11º filme coreano mais visto, acumulando mais de 10 milhões de espectadores. Na indústria do cinema sul-coreano, a marca de 10 milhões serve como importante medida de um enorme sucesso comercial. O sucesso do filme no Oriente foi tão grande, que ele acabou chamando a atenção da imprensa internacional. Por isso, a Paris Filmes irá lançá-lo em outros países. E o Brasil é um deles. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 24 de novembro.
Saiba mais sobre os “quatro grandes” filmes coreanos do verão de 2016:
Train to Busan
- Filme: Train To Busan (부산행)
- Diretor: Yeon Sang Ho
- Escritores: Park Joo Suk, Yeon Sang Ho
- Data de Lançamento: 20 de Julho de 2016
- Duração: 118 min.
Sinopse: Seok Woo (Gong Yoo) é um gestor de fundos em Seul. Ele é separado de sua esposa e vive com sua filha Soo An (Kim Soo Ahn). Na noite antes do aniversário de Soo An, a garota insiste em ver sua mãe. Seok Woo não tem outra escolha, mas levá-la para Busan. Na manhã seguinte, eles embarcam no trem KTX para Busan na estação de Seul.
Antes de o trem deixar a estação de Seul, um zumbi menina salta para o trem. A menina está infectada com um vírus terrível que está se espalhando como um incêndio. Seok Woo, Soo An e os outros passageiros do trem KTX agora devem lutar por suas vidas.
Operation Chromite
- Filme: Operation Chromite (인천상륙작전 )
- Diretor: John H. Lee
- Escritor: Lee Man Hee
- Data de Lançamento: 27 de Julho de 2016
- Duração: 116min
Sinopse: O general americano Douglas MacArthur (Liam Neeson) envia oito membros do Gabinete de Ligação coreana, liderados por um tenente sul-coreano da Marinha (Lee Jung Jae) em uma missão secreta muito atrás das linhas norte-coreanas para levar a cabo a Operação “raio-X”. Esta operação secreta deve ter êxito para que MacArthur possa lançar a Incheon Landing Operation.
Trailer (em inglês) AQUI.
The last Princess
- Filme: The Last Princess (덕혜옹주)
- Diretor: Hur Jin Ho
- Escritor: Kwon Bi Young
- Data de Lançamento: 03 de Agosto de 2016
- Duração: 127 min.
Sinopse: Princesa Deokhye (Son Ye Jin) era a última princesa da Coreia. Sob o domínio colonial japonês, ela é levada para o Japão como uma refém. Com duras condições da época, ela se esforça para manter a esperança do povo coreano.
Jang-Han (ParK Hae Il) é um lutador pela independência coreana. Sua missão é trazer Princesa Deokhye de volta para a Coreia do Sul.
Trailer AQUI (legendado em inglês).
Tunnel
- Filme: The Tunnel (터널 )
- Diretor: Kim Sung Hoon
- Escritores: So Jae Won, Kim Sung Hoon
- Data de Lançamento: 10 de Agosto de 2016
- Duração: 126 min.
Sinopse: Um túnel desmoronou devido à construção pobre e um homem (Ha Jung Woo) fica preso no túnel desmoronado. Baseado no romance “Túnel” de So Jae Won (publicado 20 de abril de 2013 pelo escritor e crítico).
Trailer (com legenda em inglês) AQUI.
Fontes: yonhapnews ; asianwiki; cinepop
matéria atualizada no dia 06 de outubro.
[…] “The Last Princess”, lançado no início deste mês, aborda a vida trágica de Yi Deok Hye a última princesa do reino […]