Dois filmes sul-coreanos concorrem a prêmios no 50º Festival Internacional de Cinema de Chicago (CIFF).
“Um Sonho de Ferro”, dirigido por Park Kyung-Geun, será exibido na categoria Docufest, já “Uma garota em minha porta”, de Jung Joo-Ri, concorrerá nas categorias Nova Direção, Out-look e ReelWomen (categoria que elege a melhor diretora feminina).
A organização do festival apresenta “Um Sonho de Ferro” como o vencedor de um prêmio especial no Festival de Berlim 2014. Além disso, os responsáveis pelo festival elogiam o filme “Uma garota em minha porta”, chamando a atenção para as “performances eletrizantes” das duas atrizes principais, Bae Doo-Na and Kim Sae-Ron.
Uma garota em minha porta (A girl at my door)
Do-Hee (Kim Sae-Ron) experimenta a violência familiar. Young-Nam (Bae Doo-Na) trabalha como chefe da subestação da polícia. Ela tenta proteger Do-Hee do seu padrasto violento. No entanto nem tudo é como parece. Do-Hee parece uma garota ingênua, mas ela esconde um segredo. Young-Nam acaba se envolvendo em um caso que coloca a sua vida em risco.
Um sonho de ferro (A Dream of Iron)
É um documentário que fala sobre a história da modernização da Coréia do Sul em 1960, quando o país passou por mudanças drásticas na econômica sob o domínio do President Park Jung-hee, na tentativa de recuperar a devastação deixada pela Guerra da Coréia. Kyung Kun Park pinta um belo retrato mostrando as esperanças e sonhos da população nesse novo começo da nação.
Fonte: Korea Times, Asian Wiki, Korean Film