brazilkorea-haenyeo

Imagem: www.jejuweekly.com

Durante mais de 100 anos as mulheres mergulhadoras da ilha Jeju tem desempenhado um papel importante, trazendo alimento para suas famílias e para toda a ilha. Essas mulheres são conhecidas como haenyeo (해녀)

Por centenas de anos, as mulheres da ilha sul coreana Jeju fazem a colheita de frutos do mar no fundo do oceano. Ao contrário de pescadores que saem em barcos ou usam uma vara/linha, essas mulheres mergulham no mar sem ferramentas especiais para coletar mariscos, abalones ou algas marinhas. Conhecidas como haenyeo (해녀), ou mulheres do mar, elas descem em mergulhos de até dez metros de profundidade e que podem durar cerca de dois minutos sem nenhum equipamento de respiração. Elas utilizam apenas máscaras de mergulho e pesos de chumbo amarrados na cintura, para ajudá-las a afundar mais rápido. O envolvimento de mulheres no setor da pesca acontece por toda ilha de Jeju, e tambem no Japão e Rússia.

No passado, as meninas da ilha começavam a recolher mariscos desde os 10 anos de idade. A jornada das mulheres mergulhadoras era de seis a sete horas por dia, além da ajuda nas tarefas agrícolas. Hoje, as haenyeo desempenham o papel de guardiões do mar e ambiente ecológico do oceano. Suas cooperativas operam restaurantes de frutos do mar e lojas, por isto alguns restaurantes são nomeados Haenyeo Hoetji (restaurante especializado em peixe cru) e Haenyeoui Jip (Casa da Haenyeo).

Jeju Haenyeo Museum – 해녀박물관
c_20110306_25210_28821

Imagem: jejuinnews.com

A ilha de Jeju conta com o um museu para mostrar ao mundo as atividades e cultura das mergulhadoras de Jeju.  O 1º Hall é intitulado “A vida de uma Haenyeo”. Conta com uma casa tradicional de uma mergulhadora e suas refeições tradicionais. Também estão em exibição os diversos utensílios domésticos utilizados.

No 2º Hall, são exibidos os óculos de proteção e os equipamentos usados debaixo d’água. Sua roupa tradicional de trabalho também está em exposição, juntamente com vários registros históricos e materiais relacionados.

O tema “The Sea” (o mar) está no 3º Hall, e exibe a cultura da indústria da pesca. Redes de pesca tradicionais e equipamentos estão em exposição, incluindo modelos de pequenos barcos usados para pesca e exploração de sal.

O Jeju Haenyeo Museum exibe várias fotos das mergulhadoras e as suas atividades, fornecendo um quadro preciso de suas vidas. Há também no local um observatório de onde se pode ter uma excelente visão da área externa. Além do jardim e uma área de descanso, no primeiro andar do museu há uma loja de souvenir.

Informações úteis:
  • Horário de funcionamento: 09:00 ~ 17:00 (fechado somente na primeira e terceira segunda-feira de cada mês, Ano Novo e Chuseok)
  • Facilidades: Aluguel de cadeira de rodas gratuito , estacionamento e banheiro para deficientes, elevadores.
  • Instalações: Sala multimídia, salas de exposições (1, 2 e 3), loja de souvenir, experiência haenyeo para crianças, exposições ao ar livre.
  • Estacionamento gratuito.
  • Entrada: preços até ₩1,100.

Como chegar: [Partindo de Aeroporto Internacional de Jeju]

  • Pegue o ônibus Nº100 ou Nº200 do Aeroporto Internacional de Jeju e desça na Estação Rodoviária de Jeju.
    → Pegue o ônibus com destino a Sehwa e Seongsan e saia em Jeju Haenyeo, em Hado-ri, Gujwa-eup
  • (tempo de viagem: cerca de 60 minutos)

Mais informações: haenyeo.go.kr (disponível em inglês)

Para você que gosta de dramas , conheça “Tamra, the island”, um drama que relata a historia de uma mergulhadora (Haenyeo) da ilha de Jeju no período da Dinastia Joseon que encontra um náufrago europeu. 

 

Fontes: Visit Korea e Newyorker

Atualizado em 08/03/2018 por Alcina Knabben

avatar
About Miller

Editor de Conteúdo Junior (São Paulo) – estudante, estuda alemão, apaixonado pela Coréia (comida, cultura, música, entretenimento, turismo, infraestrutura), acompanha sempre notícias coreanas sobre economia, projetos, eventos, música e política.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *