Os coreanos, principalmente as ajummas e os ajusshis, adoram praticar trilha nas montanhas da Coreia, mais conhecido como hiking em inglês ou 등산 em coreano. O motivo da prática ser tão popular nem mesmo os coreanos sabem, mas o mais provável é que o relevo da Coreia, com suas inúmeras montanhas, inclusive dentro de Seul, influenciou e contribuiu para que a prática das trilhas ou hiking ganhasse popularidade.
A Coreia possui muitos parques, sempre bem preservados e equipados, e muitos desses parques são instalados justamente nas montanhas e em seu entorno, o que atrai muitos coreanos para a prática do hiking, principalmente nos fins de semana. E se você gosta de praticar atividades físicas e pretende ir algum dia à Coreia, você não pode deixar de participar de algum grupo de hiking.
Os coreanos normalmente praticam hiking em grupo e eles estão sempre muito bem equipados para realizar a trilha de uma forma bem característica: casacos coloridos (quanto mais forte a cor, melhor) botas e bastão de trilha, mochila para carregar suprimentos para picnic, etc. E as ajummas também se vestem de uma forma bem peculiar: estão sempre vestidas exageradamente para se protejegerem do sol, utilizando viseiras e máscaras para não ficarem bronzeadas.
O hiking normalmente segue a seguinte ordem: o grupo se reúne na estação de metrô, sobe a montanha, faz o picnic no topo da montanha, desce e, no final da caminhada, todos vão à um restaurante para jantar e beber bastante soju ou makkoli. E não importa o clima: frio ou calor, os coreanos estão fazendo hiking nas montanhas. Além disso, apesar de ser mais comum entre ajummas e ajusshis, também encontramos pessoas de várias idades, até mesmo crianças.
Achou interessante a prática do hiking? Para quem vai para a Coreia fica a dica: o site Meetup tem muitos grupos de hiking em Seul. É só se registrar no site, procurar um grupo e se juntar a eles para começar a praticar o hiking (recomendo o grupo Indigo Hill).
Fontes: http://rachel-southkorea.blogspot.com.br/, http://www.haryman.com/, http://carolynsybesma.blogspot.com.br/