A praia de Haeundae em Busan foi escolhida, mais uma vez, para receber a comemoração do Festival Indiano “Holi”. A celebração acontece em Haeundae ha 5 anos, com uma multidão variada, cerca de 1.500 pessoas participaram no ano passado.
Holi ou Festival das Cores é um festival indiano que marca o início da primavera no hemisfério norte e é celebrado com as pessoas jogando pós coloridos e corantes umas nas outras. A data oficial deste ano era 8 de março, mas os organizadores do evento em Busan adiaram para o dia 22 de março.
Holi é conhecido como momento de reconciliação e de paz, e segundo os organizadores, de um das duas associações chamadas “Indians in Korea”, a variedade de pessoas envolvidas mantém os ideais do festival.
“O Festival em si ensina a esquecermos nossas diferenças e celebrarmos como um, então todos os anos vemos pessoas que vem de diferentes idades, etnias e religiões aproveitando o festival“, disse IIK.
No ano passado o festival reuniu tanto crianças de 3-4 anos, quanto estrangeiros de mais de 20 países.
“Eu penso que isso em si conta a historia do sucesso do nosso festival, como não apenas Indianos, mas pessoas de diferentes culturas aproveitam o festival.”
A maioria dos organizadores vivem em Seul, porém escolheram Busan como uma forma de acelerar as atividades multiculturais. Segundo Grupta na entrevista ao Korea Herald, o festival começou como forma de promover o multiculturalismo na Coreia e escolheram Busan para cediá-lo para manter em mente que não há muitas atividades globais acontecendo em Busan comparado com Seul.
O festival acontece no dia 22 de março. Os tickets custam 10,000 won e incluem a samosa (pastel indiano), refrigerante, bonés e corantes secos. Crianças com menos de 12 anos não precisam se registrar.
A celebração inicia as 11:30 (horário local), com cores secas, seguida de pintura facial e dança indiana, o evento termina às 3 da tarde.
As inscrições para participar do Festival vão até o dia 15 de março, para mais informações acesse o site oficial do evento, clicando aqui.
Fonte: Korea Herald e Holihai.