Hyundai Rotem, uma unidade da Hyundai Motor Group, inaugurou uma fábrica no Brasil nesta quinta-feira (2), ampliando a sua atividade ferroviária na América Latina.
Serão investidos 42 bilhões de wons na fábrica de Araraquara, a 280 quilômetros de São Paulo, para completar a construção em março de 2016. A sede é a primeira multinacional coreana no Brasil, e deve gerar cerca de 700 empregos na cidade.
A fábrica é sua terceira no exterior depois dos EUA e Turquia, e será capaz de produzir 150 vagões por ano. A empresa espera que a produção total das três fabricas seja de 400 por ano.
A nova fábrica vai colocar a empresa em uma boa posição para concorrer a projetos públicos porque vai atender a legislação do Brasil, que exige 60% de um contrato a ser feito seja de empresas locais.
O Brasil deve abrir licitações para construir metrôs e em torno da capital valendo 2.5 trilhões de wons até 2020.
Hyundai Rotem vai procurar mais oportunidades de negócios em outros países latino-americanos como Peru, Chile e Colômbia.
“O Brasil é um mercado enorme que temos de nos concentrar tanto como fazemos nos EUA, China e Índia”, disse Kim Seung Tack, CEO da Hyundai Rotem CEO durante a cerimônia.
“A fábrica do Brasil terá um papel importante na elevação da competitividade global e servirá como a líder da empresa na America Latina também.“
A Hyundai Rotem vem fornecendo para o Brasil desde novembro de 2003, quando pela primeira vez forneceu 24 vagões para linha número 1 do metrô de Salvador. E venceu a concorrência para fornecer os trens de metrô da Linha número 2 em 2013, as suas encomendas acumuladas no Brasil superaram 1 trilhão de wons ao longo da última década.
A empresa já conta no Brasil com a Hyundai Motor Brasil que é uma subsidiária da multinacional Hyundai Motor Company. Com o investimento de cerca de R$ 1,2 bilhão, a fábrica da Hyundai no Brasil, localizada em Piracicaba – SP e tem capacidade para produzir 180 mil automóveis por ano
Fonte: Korea Times, Wikipedia