A G-Star 2015, não ofereceu apenas grandes oportunidades de negócios e várias demonstrações de jogos. Uma parte importante a exposição era dedicada a várias instituições que estavam lá divulgando suas atividades.
Conheça algumas destas interessantes organizações e seus projetos:
Korea Game Science High School – Localizada em Jeollabuk-do e fundada em 2004, esta escola de ensino médio é a pioneira da Coreia na formação técnica voltada para o desenvolvimento de jogos. Contando com 6 cursos (e-sports, jogos arcade, design, gráfico, programação e musica) com duração de 3 anos, o objetivo desta escola é: “Proporcionar aos alunos uma atmosfera criativa e de educação que ele necessita para competir profissionalmente no crescente mercado da indústria mundial dos jogos de computador.” Atualmente 95% dos alunos formados pela instituição seguem para o ensino universitário. Sendo que 13% fazem intercâmbio com outros países asiáticos. Segundo o Prof. Lee Hong Moo os objetivos de participar da G-Star concentram-se em divulgar a escola ao público já interessado em jogos e apresentar os vários jogos desenvolvidos pelos alunos. A Korea Game Science High School aceita somente alunos que tenham domínio total da língua coreana, já que. por enquanto, não estão disponíveis atividades em outra língua.
Para mais detalhes, visite o site da escola (coreano)
Chungkang College of Cultural Industries – Esta universidade abriga diversas áreas relacionadas a produção artística e gastronomia. Na G-Star, a Faculdade de Jogos da Chungkang College possuia um grande estande que era bastante frequentado. O BrazilKorea conversou com o Prof. Jung Jol Pil, que apresentou vários detalhes interessantes sobre os cursos. Localizada na província de Gieonggy, em Icheon, a faculdade conta com 480 alunos, que desenvolvem projetos, sendo que a metade é voltada para a área programação. A criatividade e o processo de criação dos jogos é um dos aspectos enfatizados durante o curso. Diferente de outros cursos na Coreia, durante o primeiro ano, os alunos dos vários cursos tem disciplinas comuns, o que incentiva a formação de times interdisciplinares. A presença da instituição na G-Star acontece há vários anos e é uma oportunidade de apresentar os TCC´s anuais, dando aos alunos a possibilidade de mostrar seus trabalhos no mesmo ambiente que grandes empresas e muitas vezes serem prospectados por head hunters. Dos muitos trabalhos que estavam em demonstração na G-Star destacou-se o Here Animals (assista abaixo). Todo o portfolio dos graduandos de 2015 pode ser acessado AQUI.
KOCCA – A Korean Content Agency é uma organização fundada em 7 de maio de 2009, para apoiar o crescimento da indústria cultural coreana, combinando os organismos: Korea Broadcasting Institute, Korea Culture and Content Agency, Korea Game Industry Agency, Cultural Contents Center, Digital Contents Business Group of Korea e a IT Industry Promotion Agency. De acordo com o artigo 31 da Lei da Indústria de Promoção Cultural. Se dedicada a promover todas as áreas de conteúdo, através de um sistema de apoio que visa ajudar a indústria de conteúdo da Coreia a crescer como uma das líderes globais na economia criativa. A KOCCA é responsável pelo portal gamengame que oferta jogos gratuitos online e já tem mais de 2 milhões de views. Agradecimentos: Jang Hyun Sun e You Young Jin.
Acesse mais informações pelo site e facebook.
Korea Copyright Commission – Com a expansão dos produtos culturais coreanos, uma das organizações de suporte a toda a indústria é a Korea Copyright Commission, que trabalha oferecendo a consultoria necessária para o registro de produtos visando proteger as indústrias criativas coreanas. Jiwon Jennie Park, que apresentou a organização ao BrazilKorea, enfatizou a missão da empresa que dá assistência técnica e legal aos criadores de conteúdo das áreas criativas (excetuando-se apenas a área de cinema).
Game Culture Foundation – O BrazilKorea teve o prazer de conhecer o trabalho desta fundação que esteve presente na G-Star2015. Criada em 2008 com o objetivo de apoiar a indústria de jogos, as atividades da fundação são voltadas para a prevenção de vícios e o incentivo a cultura de jogos. Conta com 5 clinicas especializadas em adolescentes para tratamento e palestras de conscientização sobre jogos e E-Sports. Além de participar ativamente no monitoramento das classificações e acompanhamento do desenvolvimento da cultura de jogos na Coreia. Agradecimentos: Song Seung Suk.
Quer saber mais sobre o que aconteceu na G-Star 2015? Leia nossas postagens AQUI