Hoje vamos falar sobre o kimbap (김밥), tambem chamado de “sushi” coreano. Mas apesar de ser frequentemente chamado de “sushi”, o kimbap é bem diferente tanto no tempero quanto nos ingredientes utilizados. Por ser uma refeição leve, prática e que pode não conter pimenta, agrada muito aos visitantes e estrangeiros.
A primeira diferença entre o kimbap e o sushi é que o kimbap não leva peixe cru. O kimbap tem como recheio legumes diversos (levemente cozidos ou em conserva), às vezes ovo, presunto e, dependendo do sabor o recheio pode variar de carne de boi, atum, kimchi, queijo, podendo também ter coisas ainda mais diferentes, como por exemplo, recheio de tonkatsu (empanado de frango), salsicha, etc. Mas é possível encontrar também kimbap recheado só com legumes, o que é uma opção para vegetarianos que moram na Coreia do Sul.
Na Coreia do Sul o kimbap é muito popular, talvez pela sua praticidade e também por ser um alimento muito barato. Além de ser um alimento leve, saudável e de poucas calorias, é também muito prático para carregar e levar para qualquer lugar, principalmente em picnics e em atividades ao ar livre como o caminhadas, ou até mesmo para fazer um lanche rápido para quando não se tem tempo de almoçar. Ele é vendido tanto em restaurantes mais populares quanto em lojas de conveniência e é possível encontrar dos mais diversos sabores, apimentado ou não.
Depois disso tenho certeza que você ficou com vontade de experimentar, não é? Não se preocupe, veja a receita no blog queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br e faça o kimbap na sua casa!!
Veja também a receita do danmuji (단무지) e a receita do uong (우엉), a bardana em conserva, dois ingredientes que você vai precisar para fazer o kimbap.
Fonte: queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br, koreanfood.about.com