Kpop e Moda na Coreia do Sul: Influências no atual panorama do mercado mundial é o tema do master em Comunicação de Moda e Beleza realizado por Igor Frossard da Silva Rego pela Universidad Carlos III de Madrid em 2015.
Tomando moda e música como principais elementos de sua pesquisa, Igor Frossard busca investigar através dos mais variados meios de comunicação, a relação do Kpop com a moda na Coreia e a sua influência no mercado mundial.
Sintetizado em seis eixos (A Economia de consumo na Coreia do Sul, A história da moda coreana, Onda Coreana, Fábrica de ídolos: A indústria do Kpop, Estilo e Kpop: Como funciona o estilismo na indústria e K-Mart: Os ídolos de Kpop como máquinas de venta), o trabalho parte da compreensão de uma perspectiva macro dentro do contexto coreano de como se dão as relações de consumo, para então localizar o espaço da moda e seus impactos na realidade coreana e como a mesma ganha novos contornos através da cultura pop, por meio do Kpop e suas influências, materializadas na figura dos idols.
O pesquisador mostra como foi possível que uma elite fashionista ascendesse por meio do alavancamento de um mercado de luxo e que cada vez mais tem despertado a atenção de empresas como Chanel e Ferragamo, mas também como as novas dinâmicas que incluem o mercado online, têm permitido que outras camadas da sociedade, tenham acesso a determinadas linhas de produtos, advindas dessa e de outras influências.
O made in korea, que ganha destaque nos anos 90, extrapola a fronteira nacional e chega a mercados fortes da moda como Paris. Em parte, a Onda Coreana é uma das grandes responsáveis por isso, e os produtos agora comercializados mesclando elementos tradicionais e modernos, muito do impacto de seu contexto histórico e político, permite desenvolver o que mais a frente seria denominado como patriotismo cultural e que daria personalidade a si, inclusive a própria moda.
Exemplo prático é a internacionalização do Kpop, que traz consigo uma série de outros elementos da cultura coreana e colocam o lifestyle coreano no circuito internacional, criando redes de consumo e produção.
Para entender este percurso e ter acesso na íntegra a análise sobre a relação entre kpop e moda realizada por Igor Frossard, acesse aqui (nos idiomas inglês e espanhol).
Bons estudos!