No dia 27 de fevereiro, aconteceu o primeiro “Live Club Day”, um festival musical onde, com a compra de apenas um ticket é possível participar de concertos de 30 bandas indie que tocam de gêneros de rock alternativo à alma acústica, eletrônica e jazz, distribuídos em 10 clubes de música ao vivo.
O festival voltou a ser realizado, na última sexta-feira de cada mês, e a compra de um bilhete no valor de 20.000 wons ($18) permitirá a entrada em 10 clubes de música ao vivo e salas de concerto na área de Hongdae.
Após 4 anos sem ter o festival, no dia 27 de fevereiro com a retomada do evento, uma multidão de amantes da música e frequentadores dos clubes fizeram fila para receber os bilhetes e mapas dos locais.
As performasse ao vivo do “Live Club Day” começaram às 20h em seis lounges de música (Gogos2, Evans Lounge, Club Evans, Club Ta, Freebird and Club FF) e quatro halls (Lezhin Comics V Hall, KT&G Sangsang Madang, Veloso and PRISM Live Hall) espalhados por toda a área de Hongdae, com bandas e artistas conhecidos na cena de música indie coreana.
O evento recebeu uma calorosa recepção por parte do público.
“É uma grande oportunidade experimentar uma vasta variedade de música, conhecer bandas que eu não tinha ouvido falar antes” disse Kim Yu-Ah, estudante de 22 anos e visitante frequente do bairro, ao Korea Herald. ” Ver apresentações ao vivo em um ambiente pequeno e amigável para interagir com os músicos e sentir a juventude e energia de outros membros da audiência. Eu acho que sobre isso que é Hongdae“.
Participaram do festival bandas como Guckkasten, Mintgray, Jim & Friends, Bonam & Musizs Cholars, Galaxy Express, Yellow Monsters, e Clazziquai’s Horan.
Live Club Day é derivado do “Sound Day” que foi realizado entre 2001 e 2007, e que foi interrompido com a chegada do “Club Day”, evento tornou a reputação de Hongdae em um local de vida noturna vibrante e cheia de energia. Entretanto a tradição do “Club Day” foi interrompida em 2011. Porém agora, com a intenção de restabelecer a identidade de Hongdae como terreno fértil para a cultura de nicho e de música independente, uma série de clubes de música se reuniram para formar a “Associação Cooperativa Clube de Música ao vivo” e lançaram o “Live Club Day”.
” O Club Day se tornou simbolo de Hongdae” disse Lee Eun-Sil, diretor da F, a agência de marketing responsável pela organização atual do evento, ao Korea Herald. “Foi o que começou e levou a cultura de boates na Coréia.“
“Hongdae é mais do que apenas um lugar para fazer compras e comer; ele tem uma cultura única “, disse Lee. “Em nenhuma outra área você pode ver um conjunto de clubes de música ao vivo, como aqui. Queremos promover novos artistas e revigorar a cena indie“.
O próximo “Live Club Day” será realizado no dia 27 de março.
Fonte: Korea Herald, Wiki, e Visit Korea