A culinária asiática parece ser uma arte muito complicada ao nosso ver, ocidentais. No entanto, o Centro Cultural Coreano no Brasil e seu livro de receitas coreanas provaram que é mais simples que pensamos. Veja como!
A gastronomia coreana dispõe das mais diversas opções de pratos que acompanham aquele povo desde pequeninos. E, de fato, a cozinha asiática é um enigma para muitos brasileiros. Logo, foi pensando nisso que o Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), um dos maiores responsáveis pela difusão da cultura sul-coreana em nosso país, lançou um livro de receitas coreanas com o intuito de desmistificar a preparação de pratos característicos da Coreia do Sul.
O livro ‘Eu amo comida coreana!’ foi lançado no dia 12 de maio no site oficial do CCCB em forma de e-book e 100% gratuito. Nele, os leitores podem aprender a cozinhar quase 30 pratos coreanos como os famosos kimbap, kimchi e o deokpokki, dentre muitos outros.
POR TRÁS DAS PÁGINAS
A obra conta com a participação ilustre da professora Cristina Ae Sil Lee e do chef executivo do Hotel Hilton, Rodrigo Mezadri. Os dois, juntamente com o Centro Cultural, organizaram o livro em 5 partes: pratos, acompanhamentos, sopa, molho e bebidas e coquetéis. Além disso tudo, os pratos serão todos produzidos pelo canal do Centro no YouTube, o CCCB Hallyu TV.
Todas as receitas foram executadas nas aulas do K-FOOD ACADEMY em 2019, são completas, acompanhadas de comentários que atraem o leitor e o aproxima da obra. Em cada uma delas é apresentada uma foto do prato, o nome da comida romanizado e sua pronúncia em português. Nas páginas do livro sugestões são oferecidas sobre diferentes ingredientes para obter resultados distintos em cada receita, um mais saboroso que o outro.
DESMISTIFICANDO A GASTRONOMIA
Anteriormente dito, a ideia é desnudar o conceito de dificuldade que os pratos asiáticos carregam. A maioria dos ingredientes como o arroz, os legumes, a glucose de milho, os cogumelos e as pimentas são facilmente encontrados em mercados usuais de bairro. Contudo, os ingredientes mais típicos asiáticos como os gochugaru, gochujang, gematsal kani-kama e dashima são encontrados em mercados especiais para ingredientes asiáticos.
Inegavelmente, o Centro Cultural pensou em tudo e ainda disponibilizou uma legenda nas primeiras páginas caracterizando o que cada ingrediente “diferente” seria. Como o dangmyeon, que seria um macarrãozinho translúcido que é feito de batata-doce. Você já provou?
No fim, para facilitar ainda mais, somos presenteados com uma lista de locais para encontrar os ingredientes típicos asiáticos das receitas, em São Paulo, no Bom Retiro. Ademais, para os interessados nos cursos de culinária coreana oferecidos pelo CCCB, o livro carrega ótimas avaliações de alunos.
Para acessar o livro, clique AQUI.
Fonte: brazil.korean-culture.org