Conheça o trabalho da artista Mari Kim, que ficou reconhecida internacionalmente pela criação da capa do álbum e do vídeo da música “I Hate You” do grupo 2NE1.
Mari Kim (마리 킴) nasceu em 1979, na cidade de Busan, na Coreia do Sul. A artista contemporânea fez mestrado em animação e multimídia pela Universidade RMIT em Melbourne, na Austrália. Depois de passar dez anos na Austrália, entre Sydney e Melbourne, Mari voltou para Seul, onde vive e trabalha atualmente. Além de sua prática artística, ela também é professora da Universidade Católica em Seul e professora adjunta da Faculdade de Indústrias Culturais Chungkang na cidade de Incheon.
Mari ficou bastante conhecida internacionalmente, por seu filme Religulous, que combinou filme com animação, e foi apresentado em vários festivais, incluindo a edição de 2007 da Mains d’oeuvres em Saint-Ouen, França. Ela também colaborou com o famoso grupo de Kpop, 2NE1, criando a capa de seu single “I am the Best” sendo encarregada da direção de arte e obras artísticas para o segundo mini-álbum do grupo, bem como o vídeo da música I Hate You, lançado em 2011.
Abaixo uma das artes do álbum:
Mari já expôs amplamente dentro da Coreia e internacionalmente em países como EUA, Londres, Alemanha, China, Dubai, entre outros. Seu trabalho está incluído nas coleções do Museu de artes de Seul e o Museu de Arte Gyeongnam. Em outubro de 2013, ela foi premiada com o “Prêmio Cultural ChungKang”, promovido pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo pelo reconhecimento do trabalho criativo como artista que contribuiu para a indústria da cultura.
Em 2007, Mari começou a trabalhar com as personagens intituladas “Eyedolls”(com o lançamento do seu 1º livro de artes de mesmo nome) que se tornaram sua assinatura artística e marca registrada.
As obras de arte da artista são fortemente ligadas a sua formação em animação. Mari incorpora cores brilhantes e linhas arrojadas para criar figuras simplificadas e idealizadas. A maioria de suas obras retratam mulheres jovens e muitas incluem contos de fadas ou outros personagens populares, reais e imaginários, como Angelina Jolie, Branca de Neve, Mulher Gato, Sailor Moon, entre outras. Além de jovens em trajes tradicionais, como o hanbok.
O quadro é muitas vezes focado na face, resultando em retratos “full frontal”, com especial atenção nos olhos, que são desenhados bem grandes e detalhados. “Não importa se você é do Oriente ou do Ocidente, os olhos são as janelas para sua mente. Eu uso os olhos, como um buraco de minhoca; uma porta para um mundo imaginário”.
Para conhecer mais sobre essa artista talentosa e seus lindos trabalhos você pode acessar suas redes sociais oficiais, como Facebook, Twitter, Instagram e seu site oficial!
Se você quiser ver algum artista que goste em nossas matérias, deixe sua sugestão em nossos comentários ou pelo Facebook!
Fonte das imagens: Site oficial, Naver
Fontes de texto: Naver, Marikim, Shineartists