Daegu é uma das principais áreas metropolitanas da Coréia. Além de todas conveniências modernas, a cidade possui montanhas, templos e uma abundância de locais naturais e históricos. Embora seja conhecida principalmente por sua indústria têxtil e da moda, é considerada a cidade da medicina tradicional coreana e turismo médico.
Na Coréia, a fitoterapia não é utilizada apenas para curar doenças, mas também como uma medida preventiva, muitas vezes sob a forma de chá. Os ingredientes dos chás podem ser qualquer coisa que venha da natureza, tais como plantas medicinais, raízes das plantas, seus frutos ou casca. A fitoterapia é uma das bases da medicina tradicional coreana
Um dos pontos principais para experimentar a rica cultura da medicina tradicional coreana em Daegu é o Mercado Yangnyeongsi. Fundado em 1658, o mercado abrange um trecho de 700m ao longo da Namseong-ro no distrito de Jung-gu. Também conhecida como ‘Yakjeon Golmok’ (‘rua das lojas de medicina’), é o lar de clínicas médicas orientais, restaurantes medicinais e lojas que vendem produtos a base de plantas.
O Daegu Yangnyeongsi é um importante mercado de medicina tradicional coreana, especializado nas práticas da fitoterapia que remonta à Dinastia Joseon. Nesta época, o Daegu Yangnyeongsi estava no centro da medicina herbal mundial, fornecendo produtos de medicina oriental para viajantes de todo o mundo, incluindo Japão, China, Rússia, Manchúria e muitos outros países.
Ainda hoje, o mercado Yangnyeongsi conta com agricultores, coletores de ervas, vendedores e compradores que operam mais de 50 lojas de medicina fitoterápica, 25 clínicas com 85 médicos fitoterapeutas e 20 lojas especializadas em ginseng. O mercado também é conhecido por ser o primeiro atacadista de fitoterapia da Coréia.
No Yangnyeongsi Museum of Oriental Medicine, localizado no mercado, é possível ver os cestos usados para coletar ervas, os potes, chamados de ‘yakjanggi’ para armazenagem, escalas para medir o peso das ervas e livros antigos sobre medicina fitoterápica. Além das diversas atividades que são oferecidas aos visitantes, como tratamentos pra os pés e confecção de sabonetes, os chás são gratuitos.
Entre abril e maio acontece o Daegu Yangnyeongsi Fitoterapia Festival, que tem sua tradição ligada ao evento de inauguração do mercado Yangnyeongside que ocorreu no século 17. O evento foi organizado por comerciantes locais para criar um clima festivo de abertura para receber os visitantes, o que foi um enorme sucesso e atraiu pessoas de todo o país para comprar e vender ingredientes medicinais. A abertura do mercado Yangnyeongsi transformou-se oficialmente em um festival em 1978 e desde então tem sido realizado anualmente.
No festival, os visitantes podem aprender a maneira correta de cortar as plantas, como fazer chás ou bebidas feitas a partir de várias ervas, obter um sabor de comida yakseon (comida feita com ingredientes à base de plantas), alem de muitas outras informações sobre medicina tradicional coreana
Informações:
A viagem entre Seul e Daegu leva entre 3 a 4 horas, sendo atendida por uma série de onibus e trem expressos.
Links: Daegu Tourist Information e Yangnyeongsi Museum of Oriental Medicine (ambos em inglês)
Daegu Travel – Página da cidade de Daegu no Facebook voltada para o turismo. (inglês)
Este artigo faz parte do projeto “Korea Tourism Global Super Connector 2015” criado pela Korea Tourism Organization