memorial day

O Memorial Day sul coreano (현충일) comemorado no dia 6 de junho, é um feriado nacional, que relembra e homenageia ex combatentes e civis da Guerra na Coreia.

No Memorial Day homenageiam-se ex-combatentes que faleceram servindo ao país, tanto nativos como também soldados estrangeiros. Este dia também é recheado de rituais culturais. Às 10 horas da manhã, uma sirene toca em todo o país. As pessoas fazem orações silenciosas por 10 minutos. Além disso, a bandeira da Coreia do Sul é hasteada a meio mastro.

Algumas famílias oferecem a seus entes falecidos, bebidas tradicionais, bolo de arroz e maçãs. A maior cerimônia do Memorial Day acontece (desde 1956) no Cemitério Nacional de Seul. Homenageando soldados da ONU de 16 países que foram mortos em combate durante a guerra entre 1950-1953.

Outro local que recebe grande visitação durante o Memorial Day é o War Memorial of Korea (Memorial da Guerra – 전쟁 기념관). Considerado o mais rico e completo museu sobre o tema, foi Inaugurado em 1994 em Seul. Exibe mais de 13.000 itens em seis andares de galerias. Abrangendo uma vasta coleção que narra a guerra coreana e exposições de obras de conflitos contra o mongóis, chineses, japoneses e invasores franceses.

Na área externa, há mais de 100 aviões, tanques e baterias de artilharia de batalhas mais recentes  em exibição. Mas a obra mais popular do memorial é a Statue of Brothers (Estátua dos Irmãos). Uma escultura de 18m por 11m, que simboliza o encontro de dois irmãos – um representando o Sul e outro o Norte – em um campo de batalha. Buscando expressar a sua reconciliação, o amor e o perdão, e a reunificação das Coreias.

www.flickr.com

www.flickr.com

Como parte das comemorações oficiais do Memorial Day, o governo promove uma cerimônia oficial com a presença de autoridades.

Fonte: Blog Korea | Discovering Korea | Korea Times

avatar
About Jessica Lellis

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *