Conheça mais sobre a Mesquita Central de Seul, a primeira mesquita da Coreia do Sul e a única de Seul.
A Mesquita Central de Seul (서울 중앙 성원) é a primeira Mesquita da Coreia do Sul e a única em Seul. Ela foi aberta em maio de 1976, em Itaewon, com contribuições do governo coreano, da Arábia Saudita e outros países islâmicos. É aberta para coreanos muçulmanos e estrangeiros muçulmanos, e seus sermões são conduzidos em coreano, inglês e árabe.
A Mesquita possui três pisos, sendo o primeiro dedicado ao escritório da Korea Muslim Federation (“Federação Muçulmana da Coreia”) e a sala de reuniões. O segundo, dedicado ao lugar de orações dos homens e o terceiro, das mulheres. Além desses, existe um prédio secundário, a Madraça, que é dedicado ao ensino da cultura muçulmana e seus princípios para as crianças islâmicas.
Acredita-se que a Coreia teve o primeiro contado com o Islamismo durante a metade/final do século VII, através de comerciantes muçulmanos. No entanto, durante a Dinastia Joseon (1392–1897), o Rei Sejong ordenou um decreto contra os Huihui (como eram conhecidos os islâmicos), fazendo com que esses fossem forçados a abandonar suas vestimentas, adorações e fechar suas “mesquitas”. Assim, não houve mais relatos desses durante a Dinastia Joseon.
No século XX, durante a Guerra da Coreia, o islamismo ressurgiu na Coreia através de tropas turcas que foram enviadas ao local sob o comando da ONU (Organização das Nações Unidas). Essas tropas ensinavam aos coreanos a religião e os costumes islâmicos nos “Quonset huts” (tipo de construção provisória), que se tornaram “mesquitas” improvisadas. Os primeiros convertidos estabeleceram a “Sociedade Muçulmana da Coreia” que, em 1967, aprovada pelo governo coreano, tornando-se “Federação Muçulmana da Coreia”.
A inauguração da Mesquita Central de Seul foi a realização de um sonho antigo dos coreanos muçulmanos e um momento decisivo na história do islamismo na Coreia do Sul. Após a inauguração dessa, o número de muçulmanos no país aumentou e , em 2014, o islamismo era a religião que mais crescia no país. Estima-se que existem mais de 170 mil seguidores dessa na Coreia do Sul (dados de 2014).
Endereço: 732-21, Hannam2-dong, Yongsan-gu, Seoul-si (서울특별시 용산구 우사단로10길 39 (한남동)
Como chegar: Estação Itaewon – Linha 6 – saída 3 – Vire à direita antes do prédio dos bombeiros, vire à esquerda no cruzamento na Escola Primaria Bogwang, em seguida, siga em frente por mais 100 metros.
Telefone: +82-2-793-6908/ +82-2-793-3156
Fax: +82-2-798-9782
*A Mesquita Central de Seul é aberta a todos que queiram visitá-la, porém as regras do Islã precisam ser respeitadas dentro do local. Então, é preciso prestar atenção nas vestimentas e evitar comportamentos que possam perturbar os que estão prestando suas orações.
Para mais informações, visite o site da Korea Muslim Federation.
Fontes: VisitSeoul, TheSeoulGuide, IslamKorea, KoreaIslam e IslamBR