O Movimento Primeiro de Março, ou Movimento Samil (que literalmente significa “Três-Um” – Movimento 3.1) foi uma das primeiras demonstrações públicas da resistência coreana durante a ocupação japonesa.
O movimento Primeiro de Março é também conhecido como Demonstrações Manse (만세). Foi inspirado no discurso do Presidente Woodrow Wilson, feito na Conferência de Paz de Paris em janeiro de 1919. Onde afirmava: nações têm o direito de escolher livremente a sua soberania e estatuto político internacional sem coerção externa ou de qualquer interferência externa.
O movimento começou com a promulgação da Declaração da Independência e sua leitura pública no Pagoda Park (Seul) em 1 de Março de 1919. A um sinal pré-estabelecido, a declaração também foi lida publicamente em mais de 1.500 lugares por toda Coreia. Após a leitura pública da declaração, a multidão marchou pelas ruas gritando “Viva a independência da Coreia! (Manse – 만세)”. Gradualmente, as manifestações pela independência se espalharam para o interior e eventualmente por todo o país.
O Movimento Primeiro de Março resultou em uma grande mudança na política imperial em relação à Coreia. O Governador-General Hasegawa Yoshimichi aceitou a responsabilidade pela perda do controle e foi substituído por Saito Makoto. Alguns dos aspectos do domínio japonês considerados mais desagradáveis aos coreanos foram removidos. A polícia militar foi substituída por uma força civil. Uma liberdade de imprensa limitada foi permitida sob o que foi chamado de ‘política cultural’. As mulheres também encontraram novas oportunidades após o movimento para expressar suas opiniões pela primeira vez na Coreia.
Em reconhecimento à importância histórica do Samil Chul no dia 1 de Março de 1949, a data foi declarada como feriado nacional.
Apesar deter declarada sua independência, a Coreia só se libertou da ocupação japonesa no dia 15 de agosto de 1945. Feriado este que se chama Gwangbok.
Fonte: Bom dia Seul, Wikipedia
Primeira publicação: 01/03/2015
Olá Jéssica!
Obrigada pela matéria!
Quanto a esse fato, existe filmes que retratem esse dia!?