Taekwondo é uma arte marcial proveniente da Coreia e, desde sua participação como esporte oficial das olimpíadas, a equipe coreana têm atletas de destaque. No Rio 2016 não é diferente e a Coreia vêm como a grande favorita no esporte, tanto no feminino quanto no masculino.
Em sentido global, taekwondo (hangul: 태권도) quer dizer “caminho das mãos e dos pés”e indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos, punhos e dos pés. Como uma arte marcial, o Taekwondo é composta de Kibon (movimentos básicos), Poomsae (movimentos preestabelecidos), hosinsul (habilidades de autodefesa) e Kyorugui (luta).
Foi esporte de demonstração nos Jogos de Seul 1988 e Barcelona 1992, sem fazer parte do quadro de medalhas, e ficou ausente dos Jogos de Atlanta 1996. Retornou nas olimpíadas de Sydney 2000, quando finalmente foi incluído no programa olímpico, passando a valer medalhas.
A Coreia têm em sua equipe grandes promessas de medalhas. Os atletas coreanos já classificados são:
- Masculino: Kim Tae Hun (peso mosca), Lee Dae Hoon (peso leve) e Cha Dong Min (peso pesado)
- Feminino, Kim So Hui (peso mosca) e Oh Hye Ri (peso médio).
Do dia 19 a 20 de abril de 2016, irá acontecer o Pré-olímpico asiático, onde será decidido as 16 vagas restantes, sendo duas por categoria. A chance da Coreia de ter outros atletas coreanos no esporte é grande e acredita-se que ela terá um representante por categoria.
No taekwondo as categorias são divididas de acordo com o peso:
Peso mosca → até 58kg no masculino e 49kg no feminino;
Peso leve → de 58kg a 68kg no masculino e de 49kg a 57kg no feminino;
Peso médio → de 68kg a 80kg no masculino e de 57kg a 67kg de no feminino;
Peso pesado → acima de 80kg no masculino e acima de 67kg no feminino.
Nas olimpíadas as lutas acontecem no formato Sparring, a forma livre de combate. Cada combate deve ter 3 rounds, cada um de dois minutos, que são avaliados por quatro árbitros e é disputado em uma área de combate mede 1om². É permitido aplicar golpes tanto com as mãos quanto com os pés, sendo que os chutes devem ser dados acima da cintura e apenas nas áreas cobertas por protetores e os socos só podem ser dados no peito do oponente.
Os atletas entram em combate usando cores diferentes nos protetores do tórax e da cabeça. Um competidor utiliza o protetor de cor azul e o outro vermelho. É possível vencer por nocaute, por pontos ou pela desclassificação do oponente por infringir alguma regra, como empurrar o adversário, dar socos no rosto ou aplicar golpes abaixo da cintura. Caso haja empate, é realizado mais um round de dois minutos, com o sistema de morte súbita.
O taekwondo assim como outras artes marciais têm termos próprios e se for acompanhar você precisa conhecer alguns deles:
Animado assistir a equipe coreana de taekwondo no tatame? Junte-se ao Viva Coreia, Torcida Oficial dos brasileiros que apoiam a Coreia do Sul nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
Fontes: Brazil2016, Tkdfighter.wordpress, G1, GloboEsporte e Rio2016
Que post maravilho!! Parabéns BrazilKorea, sinto falta de artigos tão completos sobre a cultura coreana!
E claro Viva a Coreia, estarei torcendo! o/