Ondol é um sistema de aquecimento usado na Coreia. Acredita-se que o sistema tenha sido criado no ano de 37 A.C., ainda durante a época da dinastia Koguryo.
O sistema consiste em tornar todo o chão da casa um imenso irradiador de calor, através do aquecimento (por lenha no passado; hoje em dia por gás) embaixo do próprio chão, fazendo com que a casa toda seja aquecida de forma uniforme e eficiente, proporcionando assim um ambiente aconchegante.
Esse nome ondol é derivado de caracteres chineses, que significa “condutos aquecidos’. Antigamente antes de se assentar o piso instalava-se os condutos para a passagem do ar quente, depois eram cobertos com pedras, que em seguida eram cobertas com argila amarela e o piso era nivelado. O acabamento era feito com várias camadas de papel oleado.
O “ondol” teve uma grande influência no estilo de vida coreano, pois como o piso é muito mais quente do que o ar interior, as pessoas naturalmente se sentam no piso em vez de cadeiras, que são mais frias. Assim, os coreanos se sentam, comem, confraternizam e até dormem no chão usando apenas um cobertor, que mais parece um futon. Às vezes, um cobertor grosso chamado ibul é colocado sobre o piso para reter mais o calor. Quando as pessoas chegam a casa, colocam as pernas geladas debaixo desse cobertor, para se aquecer. Isso tem um efeito psicológico aconchegante, aproximando os membros da família.
Hoje em dia, raramente se veem casas com o sistema antigo de aquecimento. As casas modernas, incluindo prédios de apartamentos, usam uma versão atualizada do sistema, ou seja, o piso radiante hidrônico. Nesse sistema, usa-se água quente ou gás, ao invés da fumaça. Saiba mais a respeito do “Ondol” e toda a sua complexidade dentro da história da Coreia, no link abaixo:
Fonte: Wol