Coragem, poder e onda coreana: Nike lança nova coleção de uniformes para a seleção profissional de futebol da Coreia
A cultura tradicional e pop do país sul-coreano participaram da nova proposta da Nike para os uniformes do time profissional de futebol da Coreia do Sul.
Os uniformes da seleção coreana de futebol foram lançados no início do mês de fevereiro com uma cara ainda mais sul-coreana. O kit “home”, para jogos como mandante de campo, foi colorido com rosa na parte superior do corpo. A cor transita até chegar num vermelho vibrante do tronco até a parte inferior e shorts. Este uniforme tem a presença ondulatória dos trigramas da bandeira sul-coreana (태극기 – taegeukgi), retomando a ideia da “onda coreana” (한류, hallyu) no mundo todo. A guarnição da gola e das mangas é preta e a palavra Korea (Coreia em inglês) podem ser lidas nas listras laterais pretas, que tambem aparece nas meias.
Já o segundo kit, o “away”, destinado aos jogos como time visitante, trazem um conceito mitológico da cultura, um animal sagrado e guardião. Todo em cor branca e listras pretas, o uniforme refere-se ao tigre branco, que simboliza coragem e poder. Além disso, a escolha da estampa se refere ao fato de que a Coreia do Sul é membro do grupo econômico Tigres Asiáticos, o qual mais se destaca. A logo da Nike, o emblema assim como pequenos detalhes do uniforme se encontram em um dourado metálico. A proposta era trazer uma peça luxuosa para os campos.
Tecnologia avançada
Além do modernismo posto em cada fio dos novos uniformes, houve um estudo científico muito aprofundado. A Nike analisou dados sobre mais de 300 jogadores e movimentos específicos do futebol a fim de se chegar a perfeição quanto ao resultado do traje no corpo dos atletas em relação a elasticidade, movimento e modelagem. A empresa ainda afirmou que a coleção obteve 55% de absorção mais rápida, 13% a mais de respirabilidade e 10% de elasticidade a mais que o último kit da Nike. Além dos uniformes citados, a coleção conta com meias, bolas, camisetas masculinas e femininas e moletons. Todas as peças foram lançadas para venda no site da Nike no início do mês de abril. Os camisetas oficiais custam em torno de R$300,00
Renovação na identidade visual da KFA
Além disso, ambos os uniformes contém o novo emblema e identidade visual da Seleção Sul-Coreana de Futebol. Nas primeiras horas do dia 5 de fevereiro, a Associação de Futebol da Coreia (KFA, em inglês) lançou os novos emblema e identidade da marca. A última alteração feita no slogan foi há 19 anos atrás e este, agora, traz as cores da bandeira sul-coreana – vermelho, azul, preto e branco – para adicionar modernidade ao material. A forma retangular representa o campo de futebol, o formato do rosto do tigre retoma as formações e posições em campo, e as quatro cores citadas significam sobretudo dinamismo, coragem, progresso e jogo justo. O novo slogan da KFA é – “Sigamos em frente.”.
Fontes: kfa, footyheadlines, yna e nike