É um apaixonado por livros e está em Busan? Não deixe de visitar o Bosu-dong Bookstore Alley!
Uma viela com sebos a perder de vista. Esse é o cenário da Bosu-dong Bookstore Alley, uma rua cujo o comércio, tomado por livrarias, que teve inicio, principalmente, no período pós Segunda Guerra Mundial. Durante a Guerra das Coreias, refugiados que iam para Busan, se estabeleceram na área e vendiam revistas obtidas do Exército americano, ou ate mesmo textos raros, para suprir as necessidades de suas famílias. Isso deu inicio a um intenso comércio de livros usados, transformando Bosu-dong em um dos mais autênticos conglomerados de livrarias e o último conglomerado de sebos do país.
Em 2009, Busan cidade tornou-se um membro do “cidade lenta”, um manifesto/associação que pretende voltar a encontrar uma identidade própria para as cidades, de forma com que estas possam se distinguir do exterior e serem reconhecidas e apreciadas por seus próprios moradores, e o Bosu-dong Bookstore Alley é um dos pontos turísticos da cidade designado como atrações para promover o movimento lento da cidade e para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Apesar de a maior parte da população utiliza agora as grandes redes de livrarias e a internet para adquirir livros, e principalmente as novas tecnologias como smarthphones, tablets e ereaders, a importância cultural de Bosu-dong Bookstore Alley continua a atrair, principalmente, os amantes de livros, turistas, entusiastas e colecionadores.
Além dos mais de 50 sebos, Bosu-dong também abriga um Centro Cultural, dedicado a história do local, Ateliês de Caligrafia, galerias e restaurantes.
Assista abaixo o vídeo feito por estudantes da Bosu Elementary School mostrando Bosu-dong Bookstore Alley.
Endereço: 119, 1-ga, Bosu-dong, Jung-gu, Busan Metropolitan City
Como chegar:
Ônibus: pegue as linhas 59, 60 ou 81 e desça em Bupyeongdong ou Bosudong.
Metrô:
1)Estação Toseong (Linha 1 do metrô de Busan), Saída 1.
2) Estação Jagalchi (Busan Subway Line 1), Saída 3.
Site Oficial (Coreano)
Fontes: Korea.net , Visit Korea, The Korea Blog, Busan Haps, Commodore e Gloobal