Esse parque fica cerca de uma hora de Seul, na cidade de Suwon, também conhecida como a casa da Samsung Electronics, e se estende ao redor da construção, onde já foi a casa de Sim Jae-duck, fundador e primeiro presidente da Associação Mundial de Banheiros. “Ele foi um homem cuja vida literalmente começou em um banheiro e terminou em uma casa em forma de vaso sanitário”, disse Lee Yeun-sook, gerente de planejamento na “Mr Toilet Sim Jae-duck Foundation“. Senhor “Sim”, que morreu em 2009 com a idade de 70 anos, saltou para a fama na Coreia do Sul, quando ele forneceu banheiros para os torcedores, quando o país sediou a Copa do Mundo de 2002.
No decorrer da história, os banheiros, já tiveram diversas versões e conceitos, como declara Kim Gye-soon, um turista de 52 anos de idade, no parque temático: – Na nossa geração, um banheiro era um lugar muito sujo, onde ninguém nunca queria ir, mas agora é totalmente diferente. Tudo limpinho e cheiroso. Suwon vai continuar o trabalho do senhor Sim, e pretende construir um centro de cultura sanitária em 2014, perto do parque atual, cuja entrada é gratuita e que já atraiu cerca de 40 mil visitantes desde que abriu em julho. – “Ir ao banheiro é tão vital quanto se alimentar. Num certo sentido, as nações e os governos deveriam trabalhar para garantir que todos tenham um acesso igualitário a banheiros”, conclui Lee. (Fonte)
Texto e Imagens: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=26785#ixzz2iXw6ddMo – Text and images: http://news.wef.org/next-stop-mr-toilet-house/ (english)